São sete os filmes que se centram na discussão das questões ambientais e que afectam a área de proximidade do festival, que vão encerrar a 24º edição do CineEco, Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

A organização recorda que a região "ficou inevitavelmente marcada pelos incêndios dos últimos anos, e que levaram mesmo à suspensão temporária do CineEco" (após os trágicos acontecimentos de outubro de 2017).

À edição deste ano, na categoria Lusofonia: Panorama Regional, concorrem filmes cuja temática fulcral está centrada, precisamente, nos fogos e na preservação da floresta.

Trazendo para o primeiro plano a produção de documentários ligados ao território, a selecção deste ano do CineEco Seia contará assim com 15 Memórias do Fogo, de Rodrigo Oliveira e Tiago Cerveira, um olhar sobre o fogo de 15 de Outubro de 2017 no centro do país; Cinzas ao vento, de Paulo Fajardo, que retoma também as questões levantadas pelos incêndios florestais de 2017 e E tudo o fogo levou, de Paulo Leitão, igualmente um filme sobre o impacto da catástrofe em Oliveira do Hospital.

Entre 13 e 20 de Outubro, são mais de 80 de filmes aqueles que ocupam os dois Auditórios da Casa da Cultura de Seia, numa programação que incluí ainda workshops, concertos e conversas em torno de temas que marcam o ambiente e o planeta. A grande novidade deste ano será ainda o 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema Ambiental, uma iniciativa que pretende discutir a importância do cinema e dos festivais de temática ambiental para a a valorização do tema.

Sabe mais em www.cineeco.pt