Depois da apresentação do programa, no final de julho, o festival de cinema de terror MOTELX chega ao Cinema São Jorge no dia 7 de setembro. A antestreia de The Green Knight (2021), protagonizado por Dev Patel e realizado por David Lowery, marcará a abertura oficial da 15.ª edição deste festivel que assume como objetivo "retirar o medo do cinema de género", cruzando-o "despudoradamente com outras expressões artísticas".

Em 2020, o foco da programação esteve nas questões ligadas ao racismo sistémico. Para 2021, revela a organização, em comunicado, "a inspiração bebe-se no movimento #metoo". Para tal, a programação do MOTELX em 2021 procura "deitar por terra o estereótipo da representação masculina nos filmes de terror", abordando questões como "os escassos filmes de serial killers mulheres". Esta reflexão será feita a partir de filmes como Black Medusa, Monster  ou Serial Mom. Podes consultar a programação completa aqui

 

 

Para além de assumir a desconstrução de estereótipos como um dos objetivos desta edição, o MOTELX definiu como meta "reflectir sobre a memória pessoal e colectiva quando se assinalam 60 anos do início da Guerra Colonial". Este será o conceito-base para a secção Quarto Perdido, este ano intitulada "O Coração das Trevas Português - A Trilogia (Inacabada) do Ultramar", com destaque para os títulos criados pelo produtor Tino Navarro e o realizador Joaquim Leitão: Inferno (1999), Purgatório (2006) e Paraíso (ainda por concretizar).

No campo das curtas-metragens, foram já anunciados 7 filmes da secção de Curtas Internacionais, enquanto que, nas secções competitivas, se destaca o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d'Argent. O novo galardão, apoiado pela Santa Casa da Misericórdia, tem o valor de 5000€.

Para saber mais, clica aqui.