A Comissão Europeia acaba de lançar um concurso destinado a todos os jovens que tenham entre 18 e 35 anos, com ou sem experiência em cinema, para se habilitarem a ganhar 7,5 mil euros e realizarem a sua própria curta-metragem com o apoio de um realizador europeu.

Os participantes terão de escolher um dos cinco temas (Mobilidade, Sustentabilidade, Direitos, Digital e Competências & Negócio) e, através deles, contar a sua ideia de uma história #EUandME através de um vídeo de 60 segundos, filmado com o próprio smartphone e acompanhado de uma sinopse com, no máximo, 500 palavras.

Para esta iniciativa, a #EUandME contou com a participação especial de cinco realizadores europeus – da Croácia, da Polónia, da Alemanha, da Grécia e da Finlândia –, que criaram cinco curtas-metragens para ilustrar os diferentes temas a concurso. Dalibor Matani? (Croácia), Tomasz Konecki (Polónia), Matthias Hoene (Alemanha), Yorgos Zois (Grécia) e Zaida Bergroth (Finlândia) criaram assim cinco curtas que poderão ser vistas em https://europa.eu/euandme/pt/

O concurso decorre até ao dia 31 de outubro de 2018 e integra-se na iniciativa #EUandME, que tem como objetivo "partilhar com os jovens como a União Europeia apoia as suas paixões diariamente", destaca a Comissão Europeia, em comunicado. "Desde viajar livremente além-fronteiras, a ter acesso à internet e livre roaming, a apoios para abrir uma Start Up", acrescenta.

Os resultados sobre os vencedores finais – cinco no total, a nível europeu, representando um vencedor por tema – serão comunicados no início do ano de 2019. As candidaturas podem ser submetidas em: https://europa.eu/euandme/pt/yfc/