Um total de 12 sessões integra o DocEscolas, o programa do Doclisboa destinado a estudantes do ensino básico e secundário. As sessões realizam-se durante os 11 dias do festival, de 21 a 31 de outubro, no Cinema São Jorge e na Culturgest, em Lisboa, sendo que a organização disponibiliza um formulário de inscrição online.
A participação tem o custo de 1€ por estudante, sendo gratuita a entrada para os professores e auxiliares que acompanhem o grupo de alunos. A programação foca filmes de "vários cantos do mundo": da Palestina ao Brasil, passando por Afeganistão ou Senegal. O objetivo, explica o Doclisboa, passa por "colocar o público escolar em contacto com as questões que atravessam o globo".
Destaque ainda para a sessão "O Meu Bairro é Lisboa", que inclui 10 curtas-metragens que retratam 10 bairros lisboetas, passando por locais como os Anjos, Bairro Alto, Picheleira, Graça, Arroios ou Olivais. A sessão integra ainda um debate com os grupos de moradores que participaram na realização dos filmes.
Todas as sessões incluem, no final, um debate com os programadores do festival e, quando possível, com os realizadores das obras exibidas. Existem filmes destinados a várias faixas etárias, sendo definida a classificação a partir dos 2.º e 3.º ciclo, bem como ensino secundário.
Podes conhecer a programação completa do projeto educativo do Doclisboa aqui.