Título: Duna

Estreia: 14 de outubro de 2021
Elenco: Timothée Chalamet, Zendaya, Josh Brolin


Depois de, em 2016, alcançar o sucesso com o filme de ficção científica Arrival, o realizador canadiano Denis Villeneuve não teve receio de abraçar projetos desafiantes. No ano seguinte, apostaria em realizar a sequela do filme de culto Blade Runner, 35 anos depois da estreia do original. Em 2021, é a vez de Duna ser revisitado, 37 anos depois do lançamento de uma versão criada por David Lynch, que o icónico realizador americano chegou a descrever como “o único verdadeiro falhanço” da sua carreira.

Tendo em conta este contexto, as expectativas já seriam, à partida, altas. Contudo, há ainda um elemento adicional nesta fórmula, que aumenta o desafio da tarefa. A obra original – o romance homónimo de Frank Herbert de 1965 – é considerado por muitos o livro de ficção científica mais popular (e mais vendido) do mundo. Simultaneamente, é também visto como uma obra difícil de adaptar ao cinema, tendo em conta sua estrutura, linguagem e complexidade.

 

 

A história de Paul Atreides

Dune (ou Duna em português) conta a história do jovem nobre Paul Atreides, num momento em que a sua família se instala no árido planeta Arrakis, a única fonte em todo o universo de melange – a especiaria mais valiosa e procurada do universo pelos poderes que confere. A partir desta premissa, integrada numa sociedade complexa, o enredo explora temas como a cultura humana e a relação com o ambiente, bem como o desenvolvimento de um jovem protagonista, ao bom estilo de um romance de aprendizagem ou bildungsroman.

 

Sabes o que é um bildungsroman? Conhece 6 exemplos


Sabe o que é o bildungsroman (ou romance de formação) e conhece alguns exemplos de obras que encaixam nesta categoria.(Ilustração FreePik)


 

 

A versão de Denis Villeneuve conta com Timothée Chalamet no papel principal, acompanhado de nomes como Zendaya, Jason Momoa, Josh Brolin, Oscar Issac, Javier Bardem ou Dave Bautista. Numa entrevista à Vanity Fair, em 2020, o realizador admitiu que este era “de longe o trabalho mais difícil” que já fez na vida.

Os primeiros sinais parecem encorajadores, com uma ovação de cerca de oito minutos, na sua estreia oficial, em Vezena, no dia 4 de setembro. De qualquer forma, Villeneuve parece já estar a pensar numa sequela: “Se houver ‘luz verde’, estarei pronto para começar a filmar [a segunda parte] em 2022, de certeza”.