Durante décadas, foi normal ouvir-se falar da
“maldição das adaptações de videojogos ao cinema”. As tentativas, contudo, não deixaram de existir – quase sempre com resultados negativos. As experiências com Super Mario (1993), Alone in The Dark (2005), Prince of Persia (2010) ou Warcraft (2016) são exemplos habituais de flops, numa lista em que títulos como Resident Evil (2002) são exceções.                                                                                                                      

“Os filmes de videojogos têm a reputação de ser… bem, maus”, explicava Patrick Faller, no portal Gamespot, em 2018. Em termos de popularidade, são notáveis as diferenças para o meio da banda desenhada, que alimenta uma indústria de milhões de dólares. Ainda assim, Patrick Faller destacava o “maior envolvimento dos estúdios de videojogos” no processo de criação dos filmes como uma razão para se ser otimista relativamente à possíveis alterações desta dinâmica.   

 


Resultados de bilheteira de títulos como Detetive Pikachu ou Sonic, levaram a uma conclusão: «Hollywood precisa de ouvir os gamers».  


 

 

 

Alguns exemplos recentes parecem, de facto, indiciar essa mudança. Em 2019, Detetive Pikachu superou todas as expectativas e arrecadou quase 500 milhões de dólares de bilheteira em todo o mundo. Mais recentemente, em 2020, o filme Sonic The Hedgehog desafiou as críticas e os memes iniciais, garantindo, na primeira semana de exibição, 100 milhões de dólares de receitas. Para Ollie Barder, da revista Forbes, este último resultado deixava mesmo uma indicação clara: “Hollywood precisa de ouvir os gamers”.  

É este o contexto que justifica as novas apostas anunciadas em adaptações de videojogos para a década que agora inicia. Seja através de projetos para o grande ecrã ou através de serviços de streaming, títulos como Minecraft, Mass Effect ou Cyberpunk vão ser adaptados, sendo que as datas estão ainda por anunciar. Para já, deixamos-te uma lista de filmes com lançamento previsto para 2021.                          

 

#1 Uncharted (16 de julho de 2021) 

uncharted 

O facto de muitos videojogos procurarem oferecer, atualmente, uma experiência cinematográfica poderá explicar o interesse em novas adaptações. Neste capítulo, a série Uncharted, dos estúdio Naughty Dog, oferece uma base que parece, por si só, um filme de Indiana Jones. Este potencial não passou despercebido à Sony Pictures que aposta numa versão para o grande ecrã onde Tom Holland será Nathan Drake – o intrépido explorador que enfrenta o perigo com um sorriso nos lábios e uma piada sarcástica no bolso. Destaque ainda para a presença de António Banderas e Mark Wahlberg no elenco, sendo que o enredo será uma prequela dos videojogos, dando a conhecer a forma como Nathan conhece o seu futuro mentor Sully. 



#2 Mortal Kombat (16 de abril de 2021) 

mkew4


Adaptar
Mortal Kombat ao grande ecrã tem sido uma experiência com resultados diversificados. Em 1995, uma primeira versão cinematográfica obteve sucesso comercial e muitas críticas negativas. Dois anos depois, a sequela Mortal Kombat: Annihilation foi um flop em todos os campos. Mais de duas décadas passadas, o realizador Simon McQuoid vai, na sua estreia, tentar inverter esta tendência, apostando no regresso de personagens como Sub-Zero, Raiden, Scorpion ou Liu Kang. Até ao momento, muito pouco é conhecido do enredo sendo que o responsável pela adaptação, Greg Russo, já garantiu que “será razoavelmente fiel aos videojogos”, deixando uma certeza: as famosas fatalities estarão presentes.                                          

                                                                                                                                                        

#3 Tomb Raider 2 (19 de março de 2021)

1516294151 tomb raider 2018


Em 2001, o realizador Simon West e a atriz Angelina Jolie conseguiram tornar a adaptação do icónico jogo da Eidos Interactive um sucesso de bilheteiras, ao ponto da dupla regressar, dois anos mais tarde, com
Tomb Raider – The Cradle of Life (com resultados bastante menos impressionantes). Depois dos próprios videojogos terem sido reimaginados, a Warner Bros apostou em nova versão cinematográfica, em 2018, liderada pela atriz sueca Alicia Vikander. Os resultados de bilheteira foram razoáveis e Alicia Vikander estará de volta, em 2021, numa sequela em que os típicos elementos sobrenaturais da saga deverão ter uma presença mais vincada. Para tal, o enredo deverá basear-se em dois dos títulos mais recentes: Rise e Shadow of The Tomb Raider.                                                                  



#4 Dragon’s Lair: The Movie (junho de 2021) 

960x0


Um clássico das arcadas durante a década de 80,
Dragon’s Lair conta a história do cavaleiro Dirk e a sua luta para resgatar a Princesa Daphne. O título deu origem a quase uma dezena de videojogos e  uma série de desenhos animados. Uma versão cinematográfica está prevista há quase 40 anos, tendo os autores do jogo original tentado mesmo financiar o projeto através de plataformas de crowdfunding, em 2015, sem sucesso. No início de 2020, contudo, a Netflix fechou o acordo para aquisição dos direitos de adaptação, contando com Ryan Reynolds no elenco e produção do projeto. A data de lançamento oficial ainda não foi revelada, existindo rumores que poderá fixar-se em junho de 2021. Está confirmado o envolvimento dos argumentistas responsáveis pelo guião do aclamado The Lego Movie (2014).