Serão cerca de 100 os filmes selecionados. De nomes grandes do cinema, outros que o Fantasporto já foi dando a conhecer ao longo dos anos, outros ainda de “desconhecidos” no panorama cinematográfico em Portugal. Sempre antestreias em Portugal, muitos dos filmes chegam ao Porto vence- dores de prémios em importantes certames interna- cionais, outros serão exibidos em antestreia europeia e mundial. «É um Fantas cada vez mais direcionado para os públicos cinéfilos, amantes do audiovisual, que têm aumentado gradualmente nos últimos anos abrindo sempre portas aos debates, workshops, exposições, apresentações de livros, pequenos espetáculos e muito mais. Chegam ao Porto cerca de duas centenas de profissionais, desde realizadores, a produtores, atores ou atrizes, mas sobretudo esse cinema a descobrir, vindo de todos os cantos do globo», frisa a organização.

Para a próxima edição do Fantasporto, o 39º Festival Internacional de Cinema do Porto, centenas de curtas e longas-metragens de 54 países foram apreciadas, confirmando a vitalidade do Cinema como reflexão do que acontece no mundo, mas também como um desafio para a expressão, em filme, do ponto de vista dos criadores. 

Sob o tema desta edição, OS DESAFIOS DA MODERNIDADE, todos os géneros, todas as cores, gente de todo o mundo vão estar no Teatro Rivoli. Momentos especiais ainda a exibição de Clássicos como Easy Rider, The Shining, A Clockwork Orange e Alien, nos seus aniversários, em toda a sua glória, tal como foram criados para grande écran.

Consulta todo o programa aqui.