Paralelamente ao festival, que decorre de 24 de junho a 1 de julho, o Multimeios de Espinho será, em mais um ano, palco para um diversificado painel de atividades de indústria que integram workshosps, masterclasses e outros espaços de contacto e troca de experiências com realizadores e outros profissionais do mercado do cinema.

Uma das novidades para a 15ª edição do festival será a integração de um ciclo de oficinas, debates e conferências dedicadas a pensar o lugar da realização no cinema (Director's Hub), que integrará diversos painéis com nomes consagrados e novos valores da cinematografia portuguesa. Um painel sobre a portuguese new wave e um estudo de caso do filme A Árvore, de André Gil Mata, são alguns dos conteúdos já anunciados.

Her Smell e Days to Come, ambos em estreia nacional, são os filmes que marcarão o arranque e encerramento do festival. O Grande Prémio Nacional continua a apostar na jovens cineastas cujo trabalho promete vir a marcar o panorama do cinema nacional nos próximos anos. No total serão 15 curtas portuguesas, a maior parte das quais em estreia mundial, que poderão ser vistas no festival espinhense. No quadro das sessões espaciais, destaque à exibição de uma versão inédita de José e Pilar, o filme que levou Miguel Gonçalves Mendes à shortlist para os Óscares. Na secção formativa e de networking, Training Ground, o FEST confirma, este ano, a presença do realizador Ritesh Batra, cujo mais recente filme Photograph, estreado em Sundance chega a Portugal em Agosto; Manuel Alberto Claro, diretor de fotografia chileno-dinamarquês conhecido pela sua colaboração de longo prazo com o realizador Lars Von Trier, e de Marjane Satrapi, icónica artista gráfica, cartoonista, ilustradora, autora de livros infantis e realizadora Iraniana, nomeada para um Óscar por “Persépolis”.

O 15º FEST integrará ainda um espaço pensado para as famílias e para os mais novos, FESTinha, que a par da exibição de filmes integra um júri é formado por crianças e jovens de diferentes idades. Reforçando a sua relação com a cidade, o festival vai ocupar, este ano, a Praça da Baía que, a par de sessões de cinema de acesso livre, contará com uma feira do livro do cinema e outras actividades lúdico-pedagógicas. Consulta o programa completo AQUI.