Depois de, em 2020, o Caminhos do Cinema Português ter passado pelas salas de cinema durante quase dois meses, este festival está de volta em 2021, para a sua 27.ª edição, de 6 a 20 de novembro, em Coimbra.
"[O festival] pretende, como sempre, ser um ponto de encontro entre os criadores e o público, trazendo ao evento um conjunto cinematográfico diverso, com curtas e longas metragens de animação, documentário e ficção nacional, evidenciando que há cinema português para todos", destaca a organização, em comunicado.
Esta edição do festival inclui 15 dias de programação que passam pela Casa de Cinema de Coimbra e pelo Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Podes consultar a programação completa aqui. No dia 20 de novembro, no TAGV, realiza-se um dia dedicado aos mais jovens, com a exibição de várias curtas-metragens.
Destaque ainda para as sessões especiais que se estendem até 30 de novembro e que incluem a exibição de obras como O Movimento das Coisas, de Manuela Serra, Ecos da Vermelha, de Bruno Teixeira ou Checkmate, de Bruna Piantino.
A primeira edição do CCP realizou-se em 1988, então com o nome de Mostra de Cinema Português. Hoje, o festival assume como missão "traçar novos Caminhos para o Cinema Português, continuando a afirmar a região centro como o palco do Cinema Português".