Tudo começou na primavera de 2008, com o lançamento do primeiro filme de Homem de Ferro. Sobre esta primeira pedra, seria criado um dos maiores impérios no mundo entretenimento. No total, este “universo” conta com 29 filmes já lançados, 14 ainda em produção, bem como mais de 400 episódios de séries de televisão. 

As primeiras três fases – a que foi dado o nome “A Saga do Infinito”tiveram a duração de 11 anos, culminando com o lançamento de Spider-Man: Far From Home, em 2019, logo depois do grande sucesso de bilheteiras Avengers: Endgame. No total, estas três primeiras fases contabilizam receitas de bilheteira que ultrapassam os 20 mil milhões de dólares.  

 

 

Ao longo dos últimos três anos, a Marvel inaugurou o que apelidou de “A Saga Multiverso”, que engloba as três seguintes fases do MCU. O último filme da fase 4 (e trigésimo filme do MCU) é lançado a 10 de novembro, encerrando um ciclo iniciado a janeiro de 2021, com o lançamento da série Wandavision.  

O último filme da fase 4 do MCU será Black Panther: Wakanda para Sempre. O filme é a sequela do título Black Panther (2018), protagonizado por Chadwick Bosman, que morreu em 2020. Por opção da Disney, o falecimento do autor significou o desaparecimento do protagonista T’Challa. No novo título da Marvel, serão outras personagens a dar continuidade à história de Wakanda. 

 

 

O calendário de lançamentos do MCU já foi partilhado pela Marvel, começando em fevereiro de 2023 e terminando a julho de 2024. Fica a saber quais os próximos passos. 

Novos filmes, novos protagonistas 

Será um filme a iniciar a fase 5, com o lançamento, em fevereiro de 2023, de Ant-Man and The Wasp: Quantumania. Paul Rudd estará de volta para dar vida a Scott Lang, focando os eventos que se seguem a Avengers: Endgame. Em maio do mesmo ano, será a altura da saga Guardiões da Galáxia conhecer o seu terceiro “volume”, com realização de James Gunn. A fase 5 incluirá ainda dois novos filmes que dão continuidade à história de Capitão Marvel e duas “estreias”: o filme Blade (uma nova versão do título com o mesmo nome de 1998) e Thunderbolts (uma equipa de vilões que assume identidade heróicas). 

 

 

Novidades no mundo das séries

Há seis séries incluídas na fase cinco do MCU, sendo que cinco são estreias absolutas. A exceção é a série Loki, que lançará a segunda temporada durante o verão de 2023. As restantes séries começam com o lançamento, na primavera de 2023, de Invasão Secreta (uma minissérie que acompanha a substituição de vários super-heróis da Marvel por extraterrestres que mudam de forma). Segue-se, no verão do mesmo ano, a estreia de Echo, que acompanha a filha do vilão Kingpin. Ironheart (outono de 2023), Agatha: Coven of Chaos (inverno de 2023) e Daredevil: Born Again (primavera de 2024) são as restantes novidades. 

 

E a fase 6?  

A esta distância, há ainda incertezas sobre a constituição da última fase da Saga do Multiverso. Em outubro, por exemplo, a Marvel adiou vários títulos, entre os quais aquele que previsivelmente encerrará a fase 6, a 1 de maio de 2026. Esta é, para já, uma fase com um menor número de títulos que o habitual, consistindo apenas em três lançamentos, sendo que dois deles são filmes são sequelas da saga "Os Vingadores": Avengers: The Kang Dinasty (maio de 2025) e Avengers Secret Wars (maio de 2026). Antes disso, está previsto o lançamento de uma nova versão de Quarteto Fantástico, a partir do filme de 2005 (já revisitado em 2015). A inclusão do título Deadpool 3 nesta fase do MCU também tem sido debatida, não havendo, contudo, confirmação oficial.