Com um formato de 13 episódios de 25 minutos, o programa apresenta diversos projetos de ensino, com diferentes formas de aprender e de pensar a educação, focando-se na pluralidade de vários contextos de aprendizagem e na experiência da educação como um momento de transformação. Uma série documental atenta à dimensão de cada projeto e à especificidade das dinâmicas relacionais que nesses espaços acontecem.

Partindo de uma abordagem imersiva, fazem-se perguntas e provocações, cruzam-se ferramentas de mapeamento com linguagens artísticas como o cinema, o teatro e as artes plásticas que provocam o pensamento e espoletam o agir. A série conta ainda com a participação de personalidades como Aldara Bizarro, Álvaro Laborinho Lúcio, António Feijó, Elisabete Xavier Gomes, Guilherme d’Oliveira Martins, Luísa Pinheiro, Margarida Gil, Margarida Pedroso, Maria Assunção Folque, Maria de Assis, Maria Emília Brederode Santos, Miguel Saraiva, Miguel Tamen; Paulo Borges e Sofia Cabrita.

'Outra Escola' é da autoria de Filipa Reis e João Miller Guerra, fundadores da produtora Vende-se Filmes, e Maria Gil, professora de teatro em vários graus de ensino e diretora de vários projetos de arte e educação. 

O primeiro episódio, que vai para o ar no dia 27 de outubro, abordará o tema das matérias lecionadas, metas de aprendizagem e formatos de avaliação. A palavra escola deriva do grego e significa “o lugar do ócio”, ou seja, um lugar onde há tempo para nos dedicarmos ao que é realmente importante para cada um de nós. No entanto, a escola institucional dos nossos dias, parece mais focada em programas, currículos e metas de aprendizagem. Os alunos da turma de ciências do 10º ano da Escola Secundária de Camões precisam de mudanças e dão voz a uma série de propostas, onde a escola é menos focada na avaliação e transmissão de informações e mais focada na experimentação e no teste de possibilidades futuras. Um exercício coletivo de pensamento livre, crítico e democrático.