Em 2016, a plataforma norte-americana de streaming Netflix trouxe-nos Stranger Things. A série acompanhava as aventuras de um grupo de quatro jovens da pequena cidade de Hawkins, no estado do Indiana, Estados Unidos da América (EUA), depois do desaparecimento de Will Byers, um dos elementos do grupo.
Mais tarde, junta-se ao grupo a misteriosa Eleven – ou El como é tratada carinhosamente pelos amigos – que traz consigo várias questões por responder quanto à sua origem e habilidades sobrenaturais. A partir desse momento Eleven ajuda Mike, Dustin e Lucas na sua busca pelo desaparecido Will.
Quando a série estreou, de acordo com a publicação Variety, tornou-se, em 35 dias, no terceiro conteúdo original da Netflix mais visto de sempre nos EUA. Já a terceira temporada, lançada em 2019, foi visualizada em mais de 64 milhões de casas no espaço de um mês, tornando-se a temporada mais vista de sempre de um original da plataforma de streaming.
Agora, quase 10 anos após a estreia, Stranger Things vai terminar. Os oito episódios da quinta temporada vão ser lançados em três partes com os quatro primeiros episódios a serem lançados a 26 de novembro, mais três a 25 de dezembro. O episódio final está agendado para a véspera de ano novo, 31 de dezembro.

Recap com MUITOS spoilers
Se este artigo que estás a ler é o teu primeiro contacto com a série vamos deixar já aqui o aviso de spoiler. Foste avisado, vamos mergulhar no ponto em que terminou a quarta temporada de StrangerThings! A luta do bem contra o mal em StrangerThingsnão ocorreu somente na nossa dimensão e em Hawkins. Houve uma passagem pela União Soviética por parte de Joyce Byers e MurrayBauman para salvar Jim Hopper. Nos Estados Unidos, Eleven voltou a encontrar o pai adotivo Martin Brenner enquanto Mike, Will, Jonathan e Argyle percorriam o país numa carrinha para a resgatar. E, em Hawkins, Steve, Robin, Dustin, Lucas, Max, Erica e Eddie tentam bater Vecna, o primeiro sujeito com poderes a viver no laboratório de Hawkins.Além de ficarmos a conhecer na última temporada a história de origem de Vecna e como esta personagem está ligada a Eleven, o final mostra que o vilão conseguiu concretizar parte do seu plano. O confronto final destruiu Hawkins com um poderoso terramoto que abriu vários portais do UpsideDown para dentro da cidade, matou Eddie e deixou Max num coma profundo. Será que o grupo, acompanhado pelas suas famílias, vai conseguir finalmente impedir que Vecna domine o mundo?
“A maior de sempre”
Está tudo em jogo na última temporada de Stranger Things. Num dos últimos vídeos promocionais lançados, em setembro, dois dos protagonistas, Finn Wolfhard e Millie Bobby Brown, descrevem esta temporada como sendo a que “mais tem em jogo” e que nesta temporada “estão todos envolvidos na ação, não está ninguém sentado atrás de um walkie-talkie”.
Os realizadores da série, os irmãos Duffer, Matt e Ross, dizem nesse mesmo trailer que “esta é a maior temporada que já tivemos em termos de ação. “O mesmo em termos visuais e de história”, acrescentam.
Ao todo vão ser oito os episódios que compõem a última temporada da série. Quanto ao tempo de duração de todos os episódios, disseram: “Os episódios 8 e 4 vão ser como filmes, mas a duração dos episódios que temos visto online não corresponde à verdade”, esclarecem os realizadores. A duração dos episódios da primeira parte foi revelada, com estes a ter uma duração entre 54 minutos a 1 hora e 23 minutos.
À margem do evento da Netflix Tudum, realizado em maio, Noah Schnapp, que interpreta Will Byers na série, contou à E!News que esta temporada é “diferente de tudo o já fizemos”. “É muito provavelmente o trabalho mais emotivo que fizemos”, disse antes de avisar: “Preparem-se para lágrimas”.

Além do regresso do elenco habitual, junta-se a Stranger Things a atriz Linda Hamilton, reconhecida pelo seu trabalho em Exterminador Implacável, onde interpretava o papel de Sarah Connor. O lote de realizadores também conta com a aquisição de Frank Darabont, que desenvolveu a série The Walking Dead para televisão e vai ficar a cargo de dois dos oito episódios.
Curiosidades sobre a série
A inspiração para StrangerThings são as teorias da conspiração que envolvem o projeto Montauk, que acusam o governo dos EUA de fazer pesquisas para guerra psicológica e viagens no tempo. Durante um período a série teve Montaukcomo nome de produção.Inicialmente, esta série foi preparada como uma antologiaque iria ter apenas uma temporada e, segundo a Business Insider, a conclusão veria Eleven a sacrificar-se para salvar todos os que conhecia.






