Tal como nas aventuras de Nathan Drake, a história da produção da adaptação do videojogo
Uncharted ao cinema tem conhecido reviravoltas e obstáculos inesperados. O desenvolvimento do filme começou em 2008, seguindo-se um longo período que envolveu mudanças de guionistas, realizadores e atores. Depois de um primeiro trailer lançado em outubro de 2021, o resultado final chega às salas de cinema no dia 18 fevereiro. 

Depois de rumores que ligaram atores como Chris Pratt ou Nathan Fillion, o papel principal foi atribuído a Tom Holland, o ator britânico de 25 anos conhecido pelo seu papel como Homem-Aranha. A escolha foi inicialmente recebida com alguma surpresa, uma vez que Nathan Drake vive as suas aventuras pelo globo já depois dos 30 anos de idade. 

 


Um vídeo produzido por fãs da série em 2018 oferece a Nathan Fillion o papel principal.

 

O enredo da adaptação cinematográfica de Uncharted é, contudo, uma prequela dos videojogos, sendo uma espécie de “história de origem” de Nathan Drake. A história deste explorador e caçador de fortunas, criada por Amy Henning, é contada ao longo de quatro jogos principais, lançados entre 2007 e 2016 pela Naughty Dog, em exclusivo para a Playstation. A série é um sucesso comercial, tendo vendido 41 milhões de cópias em todo o mundo. 

Entre Indiana Jones e James Bond 

Mas o que caracteriza o mundo de Uncharted? Nathan Drake é apontado por muitos como uma espécie de fusão entre Indiana Jones e James Bond. Para além da mistura entre dois arquétipos de heróis masculinos, para o estúdio Naughty Dog, existe no protagonista uma “nova ideia de masculinidade”, como refere um dos principais designers do jogo, Richard Lemarchand. No momento da escolha de um ator que desse voz ao Nathan Drake, o estúdio interessou-se na “vulnerabilidade e dúvida” oferecida por Nolan North. “Penso que esse é um dos elementos mais importantes no sucesso de Uncharted, disse ao jornal britâncio The Guardian

 

 


Parte desta visão, explica Lemarchand, tem por base a ideia de que Nathan Drake tem uma postura mais “brincalhona”, por oposição à abordagem tradicionalmente mais séria dos heróis masculinos. Para a comunidade de fãs de
Uncharted, de resto, o sentido de humor é um dos principais traços definidores do protagonista. Contudo, numa entrevista a revista GQ, Tom Holland admitiu ter sentido que o seu trabalho resvalou para um retrato mais “duro e estóico” do protagonista – algo que considerou inclusivamente “um erro”.  

De resto, o salto de Uncharted das consolas para o cinema promete trazer desafios bastante específicos, dentro da tendência emergente de adaptações de videojogos ao grande ecrã. Isto porque o jogo Uncharted é, por sua vez, claramente influenciado pela linguagem cinematográfica, tendo mesmo sido um dos títulos que contribuiu para o reforço dessa tendência na indústria do gaming, tal como as séries Max Payne ou Metal Gear Solid. 

 


Uncharted é influenciado pela linguagem cinematográfica, tal como as séries Max Payne ou Metal Gear Solid.


 

 

Tendo em conta a grande legião de fãs dos videojogos, depois de 14 anos de espera, a expectativa sobre o filme é naturalmente elevada. Ainda que exista quem defenda que o filme agradará sobretudo aos espectadores que não conheçam os jogos, o ator Tom Holland garantiu, em 2020, que esse não seria o caso: “O filme é tudo o que eu sonhei que seria. Eu sou um grande fã dos videojogos e penso que está tudo a correr muito bem”.