Em 2021, a Academia Portuguesa de Cinema (APC) volta a acolher o EFA Young Audience Award, uma iniciativa da European Film Academy (EFA) que, este ano, decorrerá no dia 25 de abril, numa edição totalmente online. A iniciativa tem como objetivo "colocar em contacto o público jovem com o cinema através de temáticas que lhes são próximas".

Durante os Young Audience Awards, por toda a Europa, jovens dos 12 aos 14 anos vão integrar o "maior júri jovem do mundo", explica a APC, para assistir a três filmes que abordam temáticas relacionadas com a juventude e escolherem o vencedor. Os candidatos já são conhecidos: The Crossing de Johana Helgeland, Pinocchio de Matteo Garrone e Wolfwalkers de Tomm Moore e Ross Stewart.

 

 

 

 

Os participantes selecionados para este júri terão acesso exclusivo aos filmes através de uma plataforma de streaming e participarão em debates onde são encorajados a partilhar as suas opiniões e pontos de vista, antes de votarem no seu filme favorito. Existirá ainda a oportunidade de falar com os realizadores e alguns dos atores dos filmes nomeados.

As inscrições são gratuitas e encontram-se abertas até dia 8 de abril. Podem ser feitas aqui.