Partimos de manhã cedo de Portalegre com destino a Ponte de Sôr. A paragem final era o aeródromo municipal de Ponte de Sôr, onde fomos recebidos pela diretora do aeródromo Sandra Catarino.
Sandra agradeceu a nossa visita, a iniciativa que é o CIS Digital Camp e a equipa que levou os nossos participantes para conhecer o funcionamento do aeródromo, o qual explicou. Falou das infra-estruturas e das empresas e organizações lá instaladas, acrescentando ainda a alta taxa de empregabilidade, “superior a 90%” dos cursos da aeronáutica e das colaborações existentes entre o aeródromo e instituições de ensino superior.
Aproveitou ainda para esclarecer os nossos participantes acerca das diferenças entre o funcionamento de um aeroporto e de um aeródromo.
De seguida, tivemos uma visita guiada pelo edifício do aeródromo, onde foi possível visitar a torre de controlo. O momento mais ambicionado pelos participantes era ver tanto a descolagem como a aterragem de alguns aviões e não saíram desapontados, com vários aviões a treinar manobras nos céus que rodeavam o local.
Durante a visita guiada foi importante perceber a diferença entre certos termos técnicos como “safe” e “security”, ter conhecimento sobre os instrumentos de apoio aos pilotos e também sobre o papel que a cibersegurança desempenha na segurança operacional da aeronáutica.
Visitámos o primeiro de muitos hangares, fomos ao terraço onde conseguimos ver vários voos a partir e outros aviões a treinar as suas manobras e, por fim, fomos à torre de controlo. Na torre, vimos o funcionamento do Serviço de Informação de Voo e os participantes puderam esclarecer muitas das suas dúvidas com um agente de informação de tráfego.
Outro dos locais visitados foi a empresa Tekever, uma empresa que tem instalações no aeródromo municipal de Ponte de Sôr e espalhadas um pouco por todo o país. Vimos algumas das peças que são fabricadas e inclusive, tivemos um vislumbre de alguns dos seus drones na fase de montagem.
Academia de pilotos e diversão na barragem
O programa do aeródromo continuava depois de almoço. Conhecemos as instalações da Escola de Aviação da Sevenair e pudemos percorrer os corredores e conhecer os quartos da residência onde os futuros pilotos em formação pernoitam.
Nas instalações da escola, foi-nos apresentada a oferta formativa e como aqueles que tivessem interessados podiam tirar um curso de piloto. Seguiu-se uma nova visita guiada, com os participantes a poder visitar um simulador de voo e ir a mais hangares conhecer a frota de aviões da escola.
Tinha chegado a hora da barragem. Preparados para se refrescar e fazer várias atividades, os participantes partiram entusiasmados com a possibilidade de fazer stand-up paddle, canoagem e andar numa bóia de tração. Claro que antes de todas estas atividades, foi necessário um briefing para fazer tudo da maneira mais correta e aproveitar o máximo possível aquela que acabou por ser uma tarde bastante preenchida e divertida.
Depois de um dia intenso em atividades, amanhã voltamos a Portalegre com visitas à Escola Superior de Saúde, à Escola Superior de Tecnologia e Gestão, à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e, por fim, à noite, a tão aguardada Sunset Party.