O ano letivo de 2019/2020 foi o primeiro do curso de Podologia na ESSCVP – Lisboa, e é agora em 2023 que vão sair os primeiros alunos licenciados pela instituição de ensino prontos para o mercado de trabalho. O que torna a situação de saídas profissionais “muito interessante” para os alunos formados, afirma o professor João Martiniano, diretor da Área de Ensino de Podologia. Ainda “existem poucos profissionais no mercado” e “somos a única escola na região centro/sul, o que deixa os nossos alunos com um mercado abrangente a ser explorado”.

Normalmente, são “as clínicas privadas e os hospitais” os maiores recrutadores de Podologistas, convidando-os para trabalhar de forma autónoma ou integrar equipas multidisciplinares. Existem também convites por parte de equipas desportivas, afirma João Martiniano.

 

Podologia 1

 

O professor compara a Podologia um pouco à Medicina Dentária, devido à “semelhança de alguns equipamentos, que implicam um investimento inicial” e também pela maneira como os formandos saem da escola capacitados a abrir o seu próprio consultório / clínica de forma independente.

É um curso que aposta, primeiro, na componente teórica e no estudo de “disciplinas transversais a todos os cursos na área da Saúde”. Posteriormente, no segundo ano, já são introduzidos o estágio e a prática clínica através da orientação direta dos professores. Chegados ao terceiro ano, os alunos já ganham alguma autonomia, “aplicando os tratamentos sob a supervisão dos professores” e, finalmente, no quarto ano, os estudantes ganham independência em consulta e o papel do professor é mais direcionado para uma confirmação de que os tratamentos prestados são os mais adequados a cada caso.

A Podologia é uma área em expansão, “cada vez mais tida como necessária no SNS”, afirma o professor. "É um curso que traz um conjunto de vantagens comparativamente a outros cursos de Saúde onde existe uma maior saturação de mercado”. Assim, um profissional formado na ESSCVP – Lisboa sai com um conjunto de conhecimentos abrangente sobre o corpo humano na sua totalidade e “com competências para praticar de forma autónoma, sem dependência de outros profissionais”.

João Martiniano não deixou de ressalvar também o trabalho praticado junto da comunidade através da Clínica Académica, aberta em março de 2023, onde os alunos têm hipótese de praticar e também, através dos rastreios que são efetuados, alertar para a “importância da saúde do pé”.


«É um curso que traz um conjunto de vantagens comparativamente a outros cursos de Saúde onde existe uma maior saturação de mercado»


Elevadas expectativas para o futuro

Marta Fontes é aluna do 4º ano da licenciatura em Podologia, fazendo parte do primeiro grupo de alunos formados pela ESSCVP – Lisboa a sair para o mercado de trabalho e encara como sendo “uma responsabilidade muito grande estar sob a alçada de uma entidade como a Cruz Vermelha Portuguesa”. Como esta é uma “área nova” pretende ajudar a “dar a conhecer o curso”.

 

DSC 1665

 

Para Marta, esta é “uma área que já me interessava há muito tempo”. Mas a falta de oferta formativa no ensino superior na região centro e sul, fez com que esperasse e “quando o curso abriu em Lisboa, decidi de imediato agarrar a oportunidade”.

Clica aqui para saber mais sobre o curso de Podologia na ESSCVP - Lisboa.