Se tens interesse pela área de Artes e Comunicação, fica a conhecer os quatro cursos que este Instituto disponibiliza:

#1 Licenciatura em Comunicação Social

A licenciatura, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, tem por objetivo a formação de profissionais da Comunicação, “conscientes do mundo que os rodeia, com sentido crítico e com capacidade de adaptação a diferentes realidades”. O curso proporciona aos seus estudantes um percurso que é simultaneamente teórico e laboratorial, “com o objetivo de os preparar para o exercício profissional de forma sólida e eficaz”.

Para além de um tronco comum, os alunos seguem o seu perfil (Jornalismo ou Comunicação Empresarial), frequentando unidades curriculares específicas que mais se adaptem à carreira profissional que pretendem seguir. “Pretende-se, desta forma, proporcionar uma formação diversificada, que permita aos estudantes obter uma preparação específica, mas também multifacetada”, como resposta às constantes mutações e diversidades do mercado profissional em que a licenciatura se situa.

comunicacaocompressed


As saídas profissionais possibilitadas orientam-se para entidades privadas e públicas, tanto no perfil de Jornalismo como de Comunicação Empresarial. Incluem-se nestas entidades empresas de comunicação jornalística (de diferentes dimensões, desde o âmbito local ao âmbito nacional, e de diferentes áreas, desde a imprensa ao audiovisual, passando pelo online e pela rádio), gabinetes de comunicação, autarquias locais e administração central e regional, empresas de diferentes setores de atividades (que necessitem de desenvolver estratégias de comunicação), fundações/associações e outras (que organizem eventos).

O plano curricular do curso é “abrangente do ponto de vista da componente histórica, cultural, política e económica, fundamentais para o pensamento crítico e fundamentado do profissional da Comunicação Social”. Os alunos encontram unidades curriculares que lhes permitem especializar-se na área com a qual se identificam.

Para mais informações sobre este curso clica aqui.

#2 Licenciatura em Fotografia

A Licenciatura em Fotografia da Escola Superior de Tecnologia é uma formação que “visa munir os seus estudantes com um amplo conhecimento da técnica e cultura fotográfica”. Proporciona um ensino essencialmente prático e experimental, com vista à interiorização e desenvolvimento das competências para uma futura prática profissional.

“Deseja-se que os discentes construam um pensamento crítico, estruturado na linguagem fotográfica e fiquem possuidores de um conhecimento técnico-científico” proporcionador de uma rápida integração no mercado de trabalho.

fotografia2compressed


Existem várias profissões no mercado associadas a este curso, entre elas: Técnicas avançadas de fotografia de bancada, retrato, moda; Técnicas avançadas de impressão fotográfica analógica e digital; Digitalização de documentos fotográficos; Edição e Pós-Produção de imagem; Fotografia de moda; Fotografia autoral.

A Licenciatura em Fotografia é pioneira no país no ensino da Fotografia no Ensino Superior Público. “Conta já com uma vasta experiência no ensino integrando um corpo docente diversificado e com prática comprovada nas suas distintas áreas de ensino”.

Para saberes mais sobre este curso clica aqui.

#3 Licenciatura em Cinema Documental

Esta licenciatura em Cinema, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, oferece uma “sólida formação ética, estética e técnica, sustentada por um plano curricular que articula trabalho de campo com uma componente teórica em estudos fílmicos”. O modelo pedagógico deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto de competências multifacetadas para saídas profissionais na indústria cinematográfica e audiovisual.

Ao concluírem o 3º ano, “são consolidadas competências específicas em desenvolvimento de projetos cinematográficos, pós-produção vídeo e áudio, bem como conhecimentos fundamentais em análise de filmes e géneros cinematográficos”

cinemadoccompressed


Os graduados deste curso possuem um perfil profissional vocacionado em particular para o Documentário, mas igualmente para a indústria audiovisual em geral. As saídas profissionais são as seguintes: Produtores; Realizadores; Argumentistas; Operadores de câmara; Operadores de som; Editores de imagem; Editores de som; Diretores de fotografia; Designers de som, entre outros.

Esta licenciatura é “a única em Cinema Documental existente no ensino superior público em Portugal”. O curso centra-se no desenvolvimento de um portefólio individual que permita, ao fim dos 3 anos do ciclo de estudos, apresentar um conjunto de trabalhos que evidencie as competências técnicas e estéticas que o setor audiovisual reconhece como fundamentais para o desempenho profissional. Por outro lado, “procura estimular a vertente autoral de estudantes que revelem particular potencial a esse nível, promovendo os trabalhos produzidos ao longo do curso em festivais e mostras de cinema”.

Para saberes mais sobre este curso clica aqui.

#4 Licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas

A licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas, do Instituto Politécnico de Tomar, é um “locus privilegiado de ensino politécnico na região do Médio Tejo, que cumpre a promessa de formar cidadãos autónomos, livres e iguais em direitos, proporcionando ainda um ensino moderno”.

A licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas é uma licenciatura bicéfala, uma vez que tem duas áreas científicas fundamentais, e que “procura jovens talentos que possam trazer maior criatividade ao design gráfico e às suas respetivas tecnologias”. É também uma “importante rampa de lançamento para os estudantes interessados nas indústrias criativas e no desenvolvimento de uma carreira académica e de um futuro profissional”. Visa potenciar a capacidade de empreender dos alunos, com vista a permitir-lhes tirar o melhor partido de todas as oportunidades associadas ao mundo do Design Gráfico e das suas respetivas tecnologias.

artesgraficascompressed


O Instituto Politécnico de Tomar oferece ainda formação desde o Curso Técnico Superior Profissional em Design Multimédia ao Mestrado em Design Editorial. Como resultado da ampla atividade didática-pedagógica na área do Design Gráfico, “evidenciam-se as respostas dos alunos nos três ciclos de estudo e o diálogo estabelecido com o contexto geral dessa área de estudo, e a potencialização dos resultados práticos e teóricos”.

Esta licenciatura oferece uma formação alargada, adequada às exigências do mercado, “criando profissionais polivalentes e capazes de atuar nas mais diversas indústrias criativas”, permitindo desenvolver projetos reais em parceria com empresas e entidades privadas ou públicas. É composta por docentes que para além da preparação académica, “têm uma estreita ligação ao mercado de trabalho, trazendo para o ambiente de aula a sua experiência, exemplos e práticas reais”.

Para saberes mais sobre este curso clica aqui.