A oferta formativa do Politécnico de Tomar para o próximo ano letivo abrange Cursos Técnicos Superiores Profissionais (cTeSP), Licenciaturas, Pós-Graduações e diversos Mestrados nas mais variadas áreas. Entre estes ciclos de estudo e as diferentes ofertas formativas, a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes aposta na formação nas áreas tecnológica e científica, com a Licenciatura em Computação e Logística.

Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais especialistas com capacidade para promover a interação dos dois domínios de conhecimento, e a eficiência e eficácia na gestão dos recursos.

 

Computação e Logística

A licenciatura em Computação e Logística caracteriza-se por juntar às componentes da área das Ciências Empresariais valências que, atualmente, “se consideram de extrema importância para um melhor desempenho das empresas e posicionamento no mercado”, como descreve a instituição na sua plataforma digital.

Entre estas competências, destaca-se a análise e processamento de dados, com vista à criação de modelos eficientes e à criação de conhecimento empresarial, bem como o entendimento das novas tecnologias que apoiam as atividades empresariais.

 

“Um curso onde a inovação, aliada a sólidas bases tecnológicas e científicas, forma profissionais com as competências necessárias e exigidas pelo mercado de trabalho.”

 

Os estudantes devem, ao longo do curso, adquirir capacidades para desenvolvimento, teste, implementação, controlo, operação e manutenção de diversos sistemas de informação, tecnologias e aplicações computacionais que envolvem o fornecimento e a distribuição de bens e serviços e o fluxo de informações associado. Assim como, obtêm conhecimento para compreenderem melhor os problemas complexos da logística e das operações comerciais, com vista à especificação, previsão e avaliação dos resultados a obter a partir dos referidos sistemas.

 

Saídas Profissionais

Os licenciados em Computação e Logística ficam habilitados a exercer atividade em várias áreas profissionais, de entre as quais se destacam:
- Arquitetura e conceção de sistemas de informação, com especial ênfase na área da logística;
- Planeamento,projeto e gestão de instalações e sistemas de logística, com suporte tecnológico;
- Analista de dados de logística;
- Conceção e desenvolvimento de sistemas e aplicações, com especial ênfase para a área de logística.