A alimentação e a nutrição são partes integrantes da vida diária e, consequentemente, um dos grandes elementos promotores da saúde humana. Esta ideia, que todos temos bastante presente, é reforçada pelo professor João Rodrigues, coordenador do CTeSP Alimentação e Saúde da Escola Superior de Saúde do Porto. Devido a isso, torna-se fundamental adequar a oferta alimentar que é oferecida em diferentes contextos/instituições, não apenas às exigências dos consumidores, mas também às suas características individuais, e ao impacto que a mesma pode ter na sua saúde.
Atualmente, são cada vez mais as instituições que integram nutricionistas/dietistas na sua equipa de colaboradores. Contudo, afirma o coordenador, “parece existir ainda uma lacuna entre esses profissionais de saúde, que coordenam todo o processo de seleção, armazenamento, preparação e confeção dos alimentos, e os técnicos que lidam diretamente com os alimentos, faltando um elo de ligação entre ambos”. Como consequência, verifica-se uma “forte procura de recursos humanos devidamente qualificados que possam desde logo assumir funções de maior complexidade e que garantam a qualidade do serviço prestado”, acrescenta.
Assim, surge a necessidade de reforçar a oferta formativa numa área tão competitiva como é a alimentação, a saúde e o bem-estar. A formação proposta pela ESS visa garantir, através de um ciclo de estudo mais curto, uma formação técnica, de nível superior, especializada na área da saúde humana, que possa auxiliar a atuação do nutricionista/dietista em diferentes instituições com atuação direta ou indireta na área da saúde. Mais concretamente, “espera-se que estes técnicos possam articular com os profissionais de cozinha e hotelaria a implementação e cumprimento das medidas definidas pelo nutricionista/dietista”.
O curso que combina a saúde com a restauração e hotelaria
Este curso inovador combina uma forte formação na área da saúde, com uma formação mais técnica na área da restauração e hotelaria. Ou seja, permite que os estudantes tenham uma visão simultaneamente abrangente, mas muito aplicada, da forma como a alimentação pode e deve ser melhorada no sentido de melhorar a saúde dos consumidores, e/ou minimizar o impacto de doenças já existentes.
Pela sua abrangência, o CTeSP Alimentação e Saúde pode interessar a quem procura uma formação inovadora na área da saúde, e que se preocupa com a relação entre aquilo que se come e o correspondente impacto no presente e no futuro de todos nós. Pode ainda interessar a quem procura criar condições para que haja uma maior prevenção de várias doenças particularmente graves no contexto atual, no sentido de melhorar a qualidade de vida e a esperança média de vida. Resumindo, “é a formação indicada para quem gosta da área da alimentação, e da forma como esta pode ter um impacto direto na saúde no presente e ao longo da vida de todos nós”, esclarece o coordenador.
Para saberes mais clica aqui.