Se tens interesse pela área de Património e Turismo, fica a conhecer os dois cursos que este Instituto disponibiliza:

#1 Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural

Este curso, da Escola Superior de Gestão, tem como objetivo “preparar profissionais com um sólido conhecimento técnico e de intervenção humana” na interação da atividade turística com o património cultural, “proporcionar formação qualificada nos domínios turismo e gestão do património cultural”, centrada no sistema e desenvolvimento turístico e, por último, “fomentar práticas de investigação aplicada”, incentivando a autonomia do estudante na sua interação com a envolvente social, ambiental, económica e cultural.


Nesta licenciatura vais obter sólidos conhecimentos nos domínios do turismo e do património cultural nas suas múltiplas componentes reconhecidas por instituições de caráter local, regional, nacional e internacional. Terás a oportunidade de “demonstrar competências na forma de atuação perante questões do domínio do turismo e da gestão do património cultural, tornando-te um agente ativo de comunicação e mobilização social, ambiental, económica e cultural”.

Após a conclusão do curso poderás desenvolver a tua atividade profissional como: Gestor de produtos turísticos e culturais; Técnico de turismo e de património cultural; Gestor do património cultural; Operador de agência de viagens; Gestor de unidades hoteleiras; Técnico superior de museologia, museografia, património cultural; Gestão de serviços culturais; Empresas de consultoria e projetos; Ensino e investigação; Produção de conteúdos (turísticos e patrimoniais) para empresas de comunicação e de publicidade; Administração pública central, regional e local; Entre outras possibilidades.

ipturismo


A licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural alia o turismo e a gestão do património cultural, o que quer dizer que “permite aos estudantes deter uma formação qualificada nos domínios do turismo e do património cultural”. Além do mais, “oferece uma oportunidade ímpar de viajar, conhecer e criar projetos turísticos e culturais ancorados nas potencialidades territoriais que Portugal tem para oferecer”

Para saberes mais sobre o curso clica aqui.

#2 Licenciatura em Conservação e Restauro

Este curso da Escola Superior de Tecnologia tem como objetivo proporcionar uma “formação integrada sobre os principais aspetos ligados à salvaguarda e à conservação do património cultural”. Trata-se de uma formação que integra conhecimentos da área das ciências, humanidades e da conservação e restauro, com a finalidade de “proporcionar aos alunos uma perspetiva abrangente relativamente às necessidades de intervenção no património cultural”


As metodologias de ensino do curso assentam no “desenvolvimento de competências com uma forte componente teórica e de práticas laboratoriais de diversas áreas científicas”. Entre outras competências, podemos destacar: planear e organizar as diferentes fases da intervenção; organizar e gerir o trabalho em laboratório ou no terreno; elaborar diagnósticos e propostas de intervenção sobre bens culturais; trabalhar em equipas multidisciplinares; executar intervenções de conservação e restauro de bens culturais

Do ponto de vista prático, a licenciatura permite ao aluno completar a primeira parte da formação em conservação e restauro, que deverá ser de 5 anos (complementada com o mestrado em conservação e restauro). Assim, após concluir a formação, “este profissional é reconhecido como conservador-restaurador”. Nesse sentido poderá exercer a sua atividade profissional em diversos organismos da administração central, ou local, em museus, fundações, empresas de conservação e gestão do património, organizações religiosas, ou mesmo através da criação do seu próprio emprego como profissional liberal.

restaurocompressed
O crescimento do turismo no nosso país, e consequentemente a procura pelo turismo cultural, tem levado a maiores investimentos no sector. Por outro lado, a reabilitação urbana nas principais cidades tem levado a um aumento significativo de intervenções de conservação do património edificado e um crescente desenvolvimento de parcerias com empresas de gestão e conservação do património cultural. “Os dados que temos demonstram que a taxa de desemprego dos diplomados é relativamente baixa”

Para saberes mais sobre este curso clica aqui