Entre a vasta oferta formativa da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT), do Politécnico de Tomar, está a licenciatura em Design e Tecnologia das Artes Gráficas. Nesta formação superior, os estudantes são desafiados a desenvolver um perfil profissional multifacetado, através de uma aprendizagem prática e abrangente.

“É essencial que um estudante de Design e Tecnologia das Artes Gráficas seja proativo”, conta o estudante do 1º ano desta licenciatura, Henrique Alípio. O Politécnico de Tomar é, para Henrique, a escolha certa para a formação nesta área, precisamente pelo carácter multifacetado desta licenciatura. “As oficinas e a maquinaria são bastante diversas e oferecem a possibilidade de serem trabalhadas várias áreas do design”, destaca o estudante.

A componente letiva desta licenciatura passa essencialmente pelas áreas das tecnologias gráficas e do design de comunicação, com diferentes unidades curriculares que exploram quer o domínio conceptual desta área, quer as suas variadas aplicações práticas. E é a partir da junção destas duas vertentes que se traça o perfil de um designer e técnico gráfico.

 


  

«As oficinas e a maquinaria são bastante diversas e oferecem a possibilidade de serem trabalhadas várias áreas do design»

 


 

A escolha certa para um futuro promissor

Estudar Design e Tecnologia das Artes Gráficas, no Politécnico de Tomar, é sinónimo de oportunidades profissionais e académicas. Sobre aquilo que mais destaca nesta formação, Henrique Alípio menciona “os projetos e a oferta de disciplinas das duas escolas superiores, tanto de gestão, como de tecnologia”.

Além da possibilidade de seguirem estudos de pós-graduação e mestrado na área, com especial atenção para o mestrado em Design Editorial, da ESTT, os diplomados deste curso têm à sua disposição um leque variado de saídas profissionais. Estes estudantes podem vir a exercer funções em áreas que vão desde o Design Gráfico até ao Webdesign, passando pelo Design Multimédia, Gestão Gráfica e Produção Gráfica. De igual forma, o Controlo da Qualidade e a gestão de processos produtivos nas indústrias gráficas e demais são outras das vias de afirmação profissional deste curso.

Embora esteja ainda no início deste ciclo de estudos, Henrique Alípio sublinha o “sentido de responsabilidade e o envolvimento em vários projetos/associações”, como algumas das principais ferramentas que leva do IPT. “Para mim, ser estudante do Politécnico de Tomar é sinónimo de tradição”, conclui o estudante.

Podes saber mais sobre este curso aqui.