Se tens interesse na sétima arte ou na área da publicidade, a nova Licenciatura em Cinema e Media Digitais da ESTA, do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) pode ser o local para tu trabalhares estava vocação. Com abertura marcada para o ano letivo de 2025/2026, esta é uma licenciatura que quer proporcionar aos alunos “um ambiente colaborativo e criativo de concepção e finalização de produtos audiovisuais”.
Os objetivos desta licenciatura passam por dar aos alunos as “competências técnicas e criativas em produção audiviosiual”, preparando-os assim para “um percurso profissional no setor audiovisual identificando as suas especifidades e características”. Durante os três anos do curso os alunos vão entrar em contacto com áreas como a “História e Teoria do Cinema”, “Animação Digital”, “Pós-produção Áudio”, bem como uma unidade curricular de “Estágio”.
A Licenciatura em Cinema e Media Digitais oferece diferentes saídas desde a produção, à realização, ao guionismo, passando pela operação de câmaras. Para ingressar no curso é necessária uma das seguintes combinações de provas de ingresso: História da Cultura e das Artes e Desenho; História da Cultura e das Artes e Geometria Descritiva; Geometria Descritiva e Desenho; Desenho e Português; História e Português; e Geografia + Português.
O novo curso de Licenciatura do IPT tem parcerias com a Federação Portuguesa de Escolas de Cinema e Audiovisual (FECA), o FEST – Novos Realizadores Novo Cinema, o Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, entre outras.
Podes saber mais sobre a Licenciatura em Cinema e Media Digitais aqui.