Depois de, em 2018, ter lançado a primeira licenciatura em Portugal em Gestão Sustentável das Cidades, o ISEC anunciou hoje a criação de um novo mestrado em Cidades Sustentáveis e Inteligentes. Em comunicado, o ISEC sublinha que esta nova oferta vem "reforçar e complementar a oferta formativa na área da sustentabilidade urbana". A formação arranca no próximo ano letivo.

“É um curso que junta quatro departamentos do ISEC – Engenharia Civil, Engenharia Informática e de Sistemas, Engenharia Mecânica e Engenharia Eletrotecnia", explica o docente do ISEC, Eduardo Natividade, antes de acrescentar que, graças a esta multidisciplinaridade, o mestrado vai conferir aos estudantes "uma visão global sobre as ‘smart cities”. 

 

 

Alguns dos temas abordados dizem respeito à componente sustentável do planeamento urbano, da gestão das suas infraestruturas e da construção de edifícios, como também a parte tecnológica. "Tudo aquilo que torna as cidades efetivamente inteligentes, como é o caso dos sistemas inteligentes de apoio à decisão, do ‘big data’ ou da ‘internet das coisas", reforça o docente.

Para o presidente do ISEC, Mário Velindo, esta oferta surge numa área em que é necessário "formar mais profissionais qualificados", considerando ainda necessário "atualizar os profissionais que já estão no mercado ativo de trabalho e que têm dificuldade em acompanhar o que está a acontecer de novo". "Um dos objetivos deste mestrado é, precisamente, capacitar quadros municipais e empresariais para trabalharem nesta área em Portugal”, conclui.

Para saber mais sobre a oferta formativa do ISEC, clica aqui.