Para responder "às necessidades tecnológicas atuais e futuras", o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) lançou a nova Licenciatura em Engenharia de Sistemas de Computadores. A formação, de acordo com o ISEL, "integra hardware e software, numa perspetiva moderna, prática e profundamente alinhada com as exigências do setor".
Esta licenciatura foi "pensada para estudantes curiosos sobre o funcionamento interno dos computadores, com interesse em tecnologia e vontade de perceber como hardware e software combinam, de forma a criar sistemas reais e funcionais".
Ao longo de seis semestres, os estudantes poderão adquirir competências em áreas como programação, sistemas operativos e sistemas embebidos, "sempre com uma forte componente prática" envolvida. Reforçando a componente prática do curso, as aulas laboratoriais e os projetos, pode-se ler na página online da licenciatura, vão desempenhar "um papel central na aprendizagem, permitindo experimentar, testar ideias e desenvolver soluções reais, aproximando a formação dos desafios encontrados em contexto profissional".
Além de abrir portas à continuidade dos estudos depois da licenciatura - mestrado -, quem completar o curso poderá explorar saídas profissionais em áreas como engenharia e arquitetura de sistemas de computadores, desenvolvimento de sistemas embebidos e de tempo real, integração de hardware, software e comunicações, entre outras.
Podes saber mais sobre a Licenciatura em Engenharia de Sistemas de Computadores aqui.






