A oferta formativa do Politécnico de Tomar para o próximo ano letivo abrange Cursos Técnicos Superiores Profissionais (cTeSP), Licenciaturas, Pós-Graduações e diversos Mestrados nas mais variadas áreas. Para este último ciclo de estudos, a Escola Superior de Tecnologia de Tomar oferece um grande número de formações, que procuram responder aos desafios atuais.

Entre estes, encontra-se o Mestrado em Tecnologia Química (MTQ), que oferece uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que incluem o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ.

“Os titulares do grau de Mestre em Tecnologia Química são profissionais de reconhecida competência nas mais diversas atividades abrangidas pela Engenharia Química”, explica Dina Mateus, coordenadora do curso.

 

Tecnologia Química

Os setores da Indústria Química e do Ambiente estão entre as principais áreas da atividade produtiva nacional, existindo a necessidade de formação de recursos humanos altamente qualificados nestes domínios.

O Mestrado em Tecnologia Química está organizado numa componente curricular onde se desenvolvem e aprofundam competências avançadas nas áreas técnico-científicas de Tecnologia Química, Ambiente e Qualidade, Química Física e Inorgânica, Química Orgânica e Biotecnologia e Matemática. Para a aprendizagem, o instituto dispõe de vários espaços laboratoriais, equipamentos, meios de apoio ao estudo, e um corpo docente altamente qualificado.

O ciclo de estudos integra um curso de mestrado, organizado em unidades curriculares, e uma Dissertação de natureza científica, um Trabalho de Projeto, ou um Estágio de natureza profissional. A formação “tem uma forte ligação ao tecido empresarial/industrial, que se traduz em diversas parcerias em projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como na elevada aceitação dos diplomados do MTQ pelas empresas”, salienta a coordenadora do curso.

 

Competências adquiridas

Os estudantes do mestrado em Analítica e Inteligência Organizacional irão, ao longo do curso, desenvolver e adquirir várias competências, entre as quais se destacam capacidades para:
• Aplicar os conceitos e as técnicas matemáticas e de engenharia em geral, e de tecnologia química em particular, a situações práticas no campo da Engenharia Química;
• Definir, modelar e solucionar problemas relacionados com os processos químicos, biológicos e ambientais;
• Preparar e implementar experiências e ensaios para obter dados experimentais, e capacidade para interpretar e usar esses mesmos dados;
• Usar técnicas avançadas de análise e métodos computacionais com aplicação no âmbito da Engenharia Química;
• Integrar equipas de projeto, ou de investigação e desenvolvimento de processos, e promover o desenvolvimento de tarefas multidisciplinares;
• Promover o desenvolvimento de processos sustentáveis, de tecnologias mais limpas, e a racionalização energética;
• Conceber, implementar, gerir e otimizar indústrias de processos químicos e biológicos, e os principais serviços auxiliares, incluindo a gestão e tratamento dos efluentes dos processos;
• Avaliar, nas perspetivas técnicas, económicas e ambientais, novos produtos e novas tecnologias de produção;
• Integrar os procedimentos de controlo de qualidade de matérias-primas e de produtos;
• Planear, elaborar, executar ou coordenar as metodologias de gestão de qualidade nos processos produtivos, nos laboratórios e nos serviços industriais relacionados;
• Apreender metodologias de trabalho autónomo e em equipa que lhe permitam fomentar a aprendizagem ao longo da vida.

 

Saídas Profissionais

Os mestres em Tecnologia Química reúnem, no decorrer do ciclo de estudos, o conhecimento e as competências necessárias, ficando, assim, preparados para assumir os perfis profissionais de: gestor de produção, ou colaborador do gestor de produção, em indústrias de processos químicos ou biológicos; responsável ou colaborador na coordenação de setores de instalações industriais relacionadas com a Tecnologia Química, como sejam os serviços auxiliares industriais (utilidades) e as estações de tratamento de águas residuais industriais.

Assim como, encontram saídas profissionais enquanto elemento de equipas multidisciplinares de conceção e implementação, ou otimização, de indústrias de processos químicos ou biológicos; e diretor ou técnico superior de laboratórios de análise química e biológica, autónomos ou de apoio à produção; entre outros.