A licenciatura de Fisioterapia na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa de Lisboa (ESS CVP Lisboa) tem como foco “a formação de profissionais que intervêm no sentido de desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional da pessoa ao longo da vida”. Durante a sua intervenção, o fisioterapeuta irá centrar-se na “análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo”, recorrendo a “modalidades educativas e terapêuticas específicas para a recuperação do paciente”.

Para ficar a conhecer melhor o trabalho que é desenvolvido na licenciatura em Fisioterapia na ESS CVP, a FORUM esteve à conversa com Jonas Cruz e Sofia Vala, alunos do 2º ano.

 

Sofia Vala FisioterapiaSofia Vala, 2º ano, Licenciatura em Fisioterapia

 

“A ESS CVP Lisboa foi a minha primeira opção”, começa por partilhar Jonas. O jovem de 20 anos já “tinha decidido” que queria frequentar o curso de fisioterapia e a experiência de amigos que descreveram o curso, a faculdade e a relação dos professores com os alunos ajudou na decisão. “Passadas umas semanas da colocação já tinha criado uma conexão muito forte com os meus colegas”, conta.

Sofia, também de 20 anos, tomou contacto com a ESS CVP no Dia Aberto da Escola, onde conheceu “todas as oportunidades que a faculdade tinha para oferecer”. “Aqui na ESS CVP temos um leque enorme de experiência prática, o que é muito importante para um curso como Fisioterapia”, revela a jovem. Acrescentou ainda que “se voltasse atrás, tomava de novo a decisão de integrar esta escola”.

A importância da fisioterapia

Ao explicar-nos o que era a fisioterapia, Jonas descreve esta como uma área “que se dedica ao tratamento das disfunções do movimento humano e das perturbações da funcionalidade normalmente decorrentes de certas condições físicas, tanto por traumas ou envelhecimento”. “Podemos dizer que os fisioterapeutas são profissionais do movimento”, completa.

 

 


 

«Aqui na ESS CVP temos um leque enorme de experiência prática, o que é muito importante para um curso como Fisioterapia.»

 Sofia Vala, 2º ano da Licenciatura em Fisioterapia 


 

 

Sofia quis ainda acrescentar que durante estes dois anos de aprendizagem na ESS CVP, também viu como o fisioterapeuta pode atuar na parte psicológica do utente, ajudando na restauração da sua capacidade funcional. “É como se conseguíssemos devolver uma réstia de esperança a alguém que se calhar pensava que não voltaria a ter essa capacidade funcional”, afirma.

“Um ambiente tranquilo de aprendizagem”

Os dois estudantes estão de acordo quanto à componente que mais lhes agrada na licenciatura em fisioterapia da ESS CVP Lisboa: a prática. E elogiam o contributo dos professores para criar “um ambiente tranquilo de aprendizagem” na escola, fazendo a ESS CVP “um local divertido para aprender, sem grandes complicações” e onde se criam boas relações com os colegas e com os professores.

Os estudantes assinalaram ainda outros aspetos que distinguem a ESS CVP como o trabalho com a comunidade local e o voluntariado, aspetos que marcam os estudantes de Fisioterapia. Por fim as 1202 horas de estágio ao longo de quatro anos de licenciatura fazem deste curso uma excelente opção para quem valoriza a componente prática. Nos estágios, os estudantes passam por diversas áreas como a “cardiorrespiratória, a musculoesquelética e a aeromuscular”. "São oportunidades muito importantes que enriquecem o nosso currículo e nos preparam para o futuro profissional", conclui Sofia.

 

Jonas Cruz FisioterapiaJonas Cruz, 2º ano, Licenciatura em Fisioterapia

 

Terminado o curso, os alunos de fisioterapia encontram diversas saídas profissionais pelas quais podem enveredar. Podem exercer a sua profissão em centros de saúde, hospitais, clínicas instituições desportivas ou de solidariedade social, entre outras opções. Estando ainda no segundo ano, os dois entrevistados têm visões diferentes quanto ao seu futuro profissional, Jonas sonha em abrir um dia uma clínica privada enquanto Sofia prefere continuar a “explorar o leque de opções que temos até ao 4º ano”.

Podes conhecer mais sobre a ESS CVP Lisboa e a licenciatura em Fisioterapia clicando aqui.