Na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa de Lisboa (ESS CVP Lisboa), encontramos o único curso de Podologia “disponível na região centro/sul do país”. A Podologia é uma área das ciências da saúde que se concentra na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam o membro inferior com especial enfoque do pé, e as suas repercussões no organismo humano.
A proximidade da sua área da residência foi um dos motivos que influenciou a escolha de Renata Bastos. A aluna, natural de Leiria, encontra-se, atualmente, no 4º ano, a concluir a licenciatura de Podologia e partilha que “todos os anos pesquisava e, quando percebi que o curso tinha sido aberto em Lisboa, não hesitei em candidatar-me”. A vontade de mudar de área profissional, de querer ter uma profissão mais consistente e a influência de um conhecido que é Podologista, influenciaram aquela que Renata considera ser a “melhor decisão” que tomou.
Bianca Costa pretendia seguir Fisioterapia na ESS CVP, mas no ano em que concorreu, em 2020, “as médias foram altas que não consegui entrar”, revela. Foi então que, na secretaria, lhe falaram de outras opções e a escolha recaiu na Podologia e “passado uma semana já estava a dizer aos meus pais que não queria trocar de curso” conta entre risos.
Aproveitar as oportunidades que a ESS CVP Lisboa traz
Estudar Podologia na ESS CVP Lisboa tem uma forte componente, com os estudantes a terem oportunidade de realizar consultas e rastreios à população em geral, em contexto de estágio, dentro e fora da Clínica Académica, inaugurada no piso 0 da Escola em 2022.
Embora o primeiro ano seja mais teórico, Renata afirma que logo nesse ano se começam a ter cadeiras práticas. “É a parte que gosto mais”, confessa a aluna. A partir do segundo ano, os alunos começam a estagiar e a perceber a realidade da prática, “como as consultas funcionam e quais são as patologias que surgem com mais frequência”.
Tal como Renata, a parte que Bianca mais gosta é a prática. “Começamos a ter contacto e a ver casos clínicos, a analisá-los”, explica a aluna. Agora no segundo ano, o que a cativa mais são “os estágios na Clínica Académica e fora” acrescentando ainda que é “a área da Ortopodologia” a que mais gosta.
«A Clínica Académica ajuda-nos bastante, pois tem muita adesão e permite-nos ver casos muito diversos.»
Bianca Costa, 2º ano da licenciatura em Podologia
Em diferentes anos da sua etapa, as alunas tiveram a oportunidade de estagiar em várias instituições parceiras da ESS CVP Lisboa. “Já tive estágio, por exemplo, no Hospital Egas Moniz, no Instituto Português de Reumatologia, para além da Clínica Académica da Escola”, diz Renata. Esta experiência faz com que a estudante sinta a diferença, pois as “muitas horas de estágio” fazem com que note a sua progressão.
“A Clínica Académica ajuda-nos bastante, pois tem muita adesão e permite-nos ver casos muito diversos”, afirma Bianca. “A criação da Clínica Académica foi muito positiva para a área da Podologia”, conclui.
Planear o futuro na Podologia
A Podologia abrange muitas áreas, da pediatria à geriatria, passando também pela parte desportiva e também pela Podologia Cirúrgica e o Pé de Risco (pé diabético, pé reumático, entre outros).
As alunas explicam que a Podologia “inicialmente, avalia e diagnostica”. “Atuamos na parte da prevenção e fazemos uma avaliação a nível do membro inferior todo e tudo o que diga respeito ao pé”, concluem.
Tendo a possibilidade de trabalhar em instituições e hospitais privados, hospitais públicos, associações desportivas ou laboratórios de Ortopodologia, as duas futuras Podologistas já planeiam o futuro. “Gostava muito de trabalhar num hospital público”, diz Renata. A estudante não exclui a possibilidade de exercer também em contexto de clínica privada um dia mais tarde.
Quanto a Bianca, tem gosto pela parte da Podologia pediátrica e pretende estar mais ligada à área desportiva e à Ortopodologia. “Também não descarto de todo os hospitais, porque sinto que também somos muito necessários noutras áreas”, terminou dizendo.
Sabe mais sobre a licenciatura de Podologia na ESS CVP Lisboa aqui.