Com o objetivo de "tornar o ensino superior mais próximo das populações", o Politécnico de Setúbal aposta na dinamização de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em seis cidades: Amadora, Loures, Vila Franca de Xira, Grândola, Ponte de Sor e Sines. Estas seis localidades juntam-se assim a Setúbal e ao Barreiro, onde o IPS possui dois campi, enquanto cidades que possuem oferta formativa desta instituição de ensino superior.
Em comunicado, o Politécnico de Setúbal explica querer "criar mais oportunidades para que os jovens de cada localidade possam prosseguir os seus estudos", oferecendo a possibilidade de frequenta "uma formação superior muito focada no ensino prático e em estreita ligação com as empresas e autarquias de cada região".
O que são os CTeSP? Perguntas e respostas
Os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) lecionados pelos institutos politécnicos exigem que os candidatos tenham o ensino secundário completo. Independentemente da modalidade de ensino secundário frequentada (Profissional, Científico-Humanísticos ou Ensino Artístico Especializado), não são necessárias provas de acesso, cabendo às próprias instituições definir as condições de ingresso.
Por essa razão, estes cursos são focados em áreas estratégicas para as localidades que os acolhem, centrando-se em áreas como Produção Aeronáutica, Gestão de Turismo, Logística, Programação de Sistemas de Informação ou Produção Audiovisual, entre outros.
As candidaturas a estes CTeSP estão abertas até 16 de agosto. Podes consultar a oferta formativa e fazer a tua inscrição aqui.