A oferta formativa do Politécnico de Tomar para o próximo ano letivo abrange Cursos Técnicos Superiores Profissionais (cTeSP), Licenciaturas, Pós-Graduações e diversos Mestrados nas mais variadas áreas. Para este último ciclo de estudos, a Escola Superior de Tecnologia de Tomar oferece um grande número de formações, que procuram responder aos desafios atuais.
Entre estes, encontra-se o Mestrado em Engenharia Informática – Internet das Coisas (MEI-IdC). O curso pretende proporcionar formação profissionalizante e especializada nesta área emergente e de forte vertente tecnológica, a Internet das Coisas (IdC).
“Este curso é uma aposta certa porque oferece uma formação prática e profissionalizante numa área emergente, oferece excelentes possibilidades de saídas profissionais com boa valorização salarial, permitindo, ainda, prosseguir os estudos a quem estiver interessado numa carreira em Investigação e Desenvolvimento”, conta Ana Cristina Lopes, coordenadora de curso.
Engenharia Informática – Internet das Coisas
O Mestrado em Engenharia Informática – Internet das Coisas desdobra-se em três semestres, durante dois anos, e permite aos estudantes obterem um conjunto de competências técnicas que vão ao encontro das necessidades desta área em expansão – a Internet das Coisas.
O curso de mestrado “possui um corpo docente jovem, altamente qualificado e com um excelente track record nas diversas áreas de Software, Hardware, Comunicações e Segurança associadas ao curso”, refere Ana Cristina Lopes, destacando, a relação próxima e de grande suporte entre docentes e alunos.
A forte vertente prática da formação está diretamente relacionada com as condições laboratoriais do Politécnico de Tomar e com as colaborações que o instituto estabelece com várias empresas na área da Engenharia Informática, que possibilitam a realização de projetos/estágios em contexto de empresa.
Competências adquiridas
Os estudantes do mestrado em Engenharia Informática - Internet das Coisas irão, ao longo do curso, desenvolver e adquirir várias competências, entre as quais se destacam capacidades para:
• Investigar e desenvolver os conceitos fundamentais associados à tecnologia IdC (Software, Hardware, Comunicações e Segurança).
• Selecionar, instalar, personalizar e manter dispositivos e redes IdC de última geração.
• Desenvolver métodos/algoritmos de análise de dados, aprendizagem automática (incluindo aprendizagem profunda – deep learning) e big data.
• Utilizar e entender aplicações e protocolos de IdC.
Saídas Profissionais
Os mestres em Engenharia Informática – Internet das Coisas reúnem, no decorrer do ciclo de estudos, o conhecimento e as competências necessárias para se posicionarem na área da Engenharia Informática - Internet das Coisas. Esta área, de rápido crescimento e expansão, oferece oportunidades de emprego crescentes e tem um grande potencial de valorização salarial.
As oportunidades de percurso profissional incluem cargos nos diversos setores económicos -indústria e serviços -, em particular nas áreas de domótica, redes inteligentes, transportes e dispositivos médicos inteligentes. Com este mestrado, os estudantes estão, também, habilitados a exercer funções enquanto consultores - nas diversas áreas de Engenharia Informática e IdC -, engenheiros de software, administradores/gestores de sistemas de informação, entre muitas outras.