Através do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED), o Politécnico de Tomar aposta em dois MOOC - Curso Online Aberto e Massivo -, para complementar a oferta formativa. Os cursos MOOC de “Introdução à programação” e de “Turismo Sustentável” são gratuitos e estão ao acesso de todos. 

Estas formações nasceram em universidades americanas e permitem ingressar num curso de uma instituição do Ensino Superior sem a barreira dos critérios de acesso, pelo nível educacional ou país. Os MOOC levam o ensino a entrar diretamente na casa dos formandos, havendo uma grande interatividade entre estes e os formadores. 

O curso MOOC de “Introdução à programação” surgiu da necessidade de ajudar os estudantes a superarem as suas dificuldades nesta área, tendo por base o elevado número de reprovações em disciplinas relacionadas com a Programação. Mas destina-se também a quem pretende desenvolver novas competências nesta área. Com 128h, o curso permite que os formandos acedam aos conteúdos ao seu ritmo e de forma assíncrona, e que realizem um conjunto de atividades - reconhecidas com um diploma de conclusão.

 

turismosustentável

 

Com o objetivo de complementar e ampliar os conhecimentos de estudantes vindos de áreas ligadas ao património, comunicação ou sustentabilidade, surge o curso de “Turismo Sustentável”. A formação resulta de 29h destinadas a quem queira adquirir competências transversais ou princípios éticos e sustentáveis aplicados ao turismo.

Sem limitações geográficas e de idade, estes cursos permitem interagir com os formadores e com outros formandos, uma vez que as atividades requerem interação em fóruns e espaços de partilha comuns aos inscritos. Além do diploma, os MOOC dão creditação em ECTs (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos), o que pode ser do interesse dos alunos do ensino superior.

Os cursos estão disponíveis gratuitamente na plataforma NAU, e contam com largas centenas de inscritos. Inscreve-te aqui.