Pela paixão de ajudar pessoas, algo que os escuteiros a fizeram descobrir, Carlota Arrobas sentiu que a licenciatura em Serviço Social seria a mais indicada. “Sempre gostei de fazer as pessoas felizes. Considero que tenho facilidade em comunicar e, por isso, este curso fez-me todo o sentido pelo facto de ter que existir uma boa comunicação entre o profissional e o utente”

Até ao momento, agora no 2º ano da licenciatura, Carlota define a sua experiência como “incrível”: “todas as unidades curriculares que tive, até agora, fizeram sentido para que o meu percurso se tornasse cada vez mais enriquecedor”. A proximidade e a relação com os professores é das principais vantagens, refere a aluna, pois o número limitado de alunos por turma, “permite-nos ter uma ligação de grande proximidade com os colegas e gerar interajuda”

O estágio curricular é uma das etapas do curso que Carlota considera essencial uma vez que “nos permite aplicar na prática os conhecimentos que temos vindo a adquirir ao longo da licenciatura”. O facto de a grande maioria dos professores serem assistentes sociais “também facilita bastante a compreensão de todos os conteúdos que são lecionados”

Formar assistentes sociais de excelência

A Licenciatura em Serviço Social foi criada na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica (FCH-Católica) em 1996, e foi o primeiro curso nesta área a ser lecionado numa universidade portuguesa. Quem o afirma é a coordenadora do curso, Inês Guerra, revelando que esta licenciatura “aposta numa formação teórica associada à prática e no ensino tutorial, fazendo dos nossos licenciados profissionais capazes de responder aos desafios das mudanças que a sociedade atual enfrenta”.

De acordo com Inês Guerra, a Faculdade de Ciências Humanas pretende formar assistentes sociais de excelência, com conhecimentos especializados, orientação ética e sensibilidade social e cultural “para agir, na sociedade portuguesa, tanto ao nível do desenvolvimento social e humano, como na construção de políticas sociais, justas adaptadas ao bem-estar numa sociedade diversa e tecnológica”

Para que tal seja bem-sucedido, a Faculdade de Ciências Humanas apresenta uma reformulação do curso, ao celebrar os 25 anos da sua criação. “Para além da criação de novas disciplinas, os alunos podem apostar fortemente na componente experiencial – através de estágios – que agora têm início logo no 1º semestre do 2º ano”, explica a coordenadora.

"No final da licenciatura, os alunos frequentam um total de 750 horas de estágio curricular, podendo escolher os locais onde realizam os estágios entre as nossas mais de 80 instituições parceiras", finaliza Inês Guerra.

A Licenciatura em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas apresenta uma das mais altas taxas de empregabilidade do país nesta área, cerca de 90%, de acordo com os dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), em 2021.

Para saberes mais sobre este curso clica aqui.