Se tens interesse pela área da Tecnologia, fica a conhecer os três cursos que este Instituto disponibiliza:
#1 Licenciatura em Informática e Tecnologias Multimédia
O programa de estudos desta licenciatura, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, compreende a "formação e o desenvolvimento de competências de natureza técnico-profissional nas seguintes áreas de estudos das Ciências Informáticas": Ciência de Dados; Desenvolvimento de Software (multiplataforma); Especificação, Instalação e Gestão de Sistemas Informáticos; Desenvolvimento de Projetos Web.
Os licenciados em Informática e Tecnologias Multimédia desenvolverão competências em: Projeto e desenvolvimento de software e sistemas de informação multimédia; Integração, produção e gestão de conteúdos multimédia; Projeto e desenvolvimento de aplicações multimédia interativas; Planeamento e gestão de projetos informáticos; Análise e processamento de dados.
Com a licenciatura em Informática e Tecnologias Multimédia "ficarás apto para o mercado de trabalho como: Analista programador; Analista de dados; Gestor de tecnologias informação; Programador de sistemas de informação para a Web e dispositivos móveis ou Consultor em informática".
Este curso está inserido na área das Tecnologias da Informação e Comunicação, que "se apresenta como uma das mais importantes da atualidade", apresentando um grande desenvolvimento em algumas das suas subáreas não só a nível nacional, como mundial.
Para saberes mais sobre este curso clica aqui.
#2 Licenciatura em Tecnologia Química
O curso de Tecnologia Química, da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, é uma formação superior na área da Engenharia Química. Da sua estrutura curricular fazem parte disciplinas nas áreas da Tecnologia dos Processos Químicos, Química, Biologia e Bioquímica, Higiene e Segurança no Trabalho, Indústrias Alimentares entre outras. O trabalho final "pode ser realizado sob a forma de estágio numa empresa da área, muitas vezes sugerida pelo aluno, e que esteja disponível para receber um estagiário".
O aluno desta licenciatura vai "compreender em que consiste e como se desenrolam os processos químicos de que a sociedade necessita para transformar as matérias-primas em produtos e objetos de uso diário". Vão também descobrir e conhecer como se produzem alguns compostos químicos que depois podem ser usados como reagentes, solventes, perfumes, detergentes, colas, tintas, ou dar origem a matérias como papel, plástico, cimento, biocombustíveis. De modo genérico, "os alunos adquirem competências para trabalhar em áreas de planeamento, produção, otimização e controlo de qualidade destes processos e respetivos produtos finais".
As profissões associadas ao curso englobam funções técnicas na indústria química, na indústria agroalimentar, na indústria farmacêutica ou nas indústrias biotecnológicas. Estas funções podem ser desempenhadas em diferentes setores das empresas, desde o planeamento, à produção, à inovação e desenvolvimento, à análise laboratorial das matérias-primas adquiridas e dos produtos.
Para saberes mais sobre este curso clica aqui.
#3 Licenciatura em Gestão Da Edificação e Obras
Este ciclo de estudos, da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, constitui uma "formação abrangente no âmbito da gestão da construção". A criação deste ciclo de estudos "pretende colmatar a escassez de licenciados especializados no domínio da gestão da edificação e obras, uma área que tem vindo a crescer nos últimos anos e que se prevê em crescimento nos próximos anos em Portugal".
O plano de estudos visa a formação e capacidade de aplicação de conhecimentos dos estudantes na resolução de problemas reais do setor da economia da construção.
"Pretende-se que os licenciados fiquem habilitados a exercer a sua atividade na vertente da gestão da edificação e obras de construção civil, assim como na gestão do património", designadamente na participação em equipas multidisciplinares, nas áreas da gestão de projetos da atividade imobiliária, do projeto, direção e fiscalização de obras de construção nova ou de reabilitação/remodelação do edificado, no setor público ou privado, na formação e na investigação aplicada.
Os estudantes poderão prosseguir os seus estudos no IPT no segundo ciclo de mestrado em reabilitação urbana.
Para saberes mais sobre este curso clica aqui.