O contexto em que operam as empresas da indústria farmacêutica e de biotecnologia encontra-se em rápida mudança, motivada em grande medida pela convergência de inovações tecnológicas e científicas, e pelos avanços digitais das últimas décadas.
Esta formação Consultoria Aplicado à área da Saúde e do Medicamento pretende dotar os participantes com as competências pessoais necessárias para entender e atuar sobre o ecossistema da saúde, focando-se nos desafios do doente e procurando potenciar soluções para os desafios da saúde do séc. XXI. “Pretende-se que os participantes no programa tenham contacto com os principais tipos de projetos realizados em consultoria, seja em áreas mais abrangentes como a estratégia e operações, ou em temas mais específicos, ligados à investigação e ao desenvolvimento”, refere a Universidade Católica, em comunicado.
Para além de reunir um conjunto de conhecimentos e de competências pessoais na área em que vão atuar, “os consultores em saúde precisam de assimilar as políticas, as estratégias e os objetivos das empresas suas clientes, de forma a reunirem dados que lhes permitam realizar um diagnóstico correto de cada situação e, posteriormente, prestar um aconselhamento de excelência sobre os melhores processos a implementar”, acrescenta o comunicado.
A evolução da indústria farmacêutica veio permitir melhorias substanciais no atendimento e na prestação de cuidados de saúde aos pacientes e ofereceu novas oportunidades para os vários players no mercado bio farmacêutico. No entanto, associados a estas novas oportunidades, surgiram uma série de novos desafios de escala global, como o aumento da pressão sobre preços e das incertezas no acesso ao mercado.
A atual conjuntura tem forçado as empresas bio farmacêuticas a definir estratégias sobre que aspetos do negócio deverão manter e sobre que novos caminhos de crescimento deverão explorar. Há muito tempo que as empresas de consultoria para a área da saúde desenvolvem, em colaboração com aquelas indústrias, planos estratégicos e operacionais que lhes permitam, por um lado, colmatar as necessidades científicas e comerciais que este novo contexto exige, e, por outro, acompanhar tendências de mercado e encontrar as melhores alternativas de ação num ambiente de negócio repleto de incertezas, riscos, competição e de possibilidades desconhecidas.
Para saberes mais sobre esta formação clica aqui.