Foi perto das 4h30 da manhã que Eusébio da Silva Ferreira foi vítima de uma paragem cardiorespiratória.

Com 71 anos e conhecido simplesmente como Eusébio ou como “Pantera Negra” foi considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos, destacando-se ao serviço do Sport Lisboa e Benfica e da Seleção Nacional.

A sua velocidade, técnica e o seu poderoso e certeiro remate de pé direito são inconfundíveis e permitiram-lhe a marca de 546 golos.

Recorde-se que Eusébio conquistou onze Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal e disputou ainda três finais da Taça dos Campeões Europeus, pelo Benfica.

Este ícone do futebol foi o melhor marcador da Taça dos Campeões Europeus em 1965, 1966 e 1968. Além disso, Eusébio venceu por sete vezes a Bola de Prata e foi o primeiro jogador a conquistar a Bota de Ouro (1968).

A sua prestação no jogo da Seleção Nacional contra a Coreia do Norte, durante os quartos-de-final do Mundial de 1966, em Inglaterra, é um dos principais marcos da sua carreira. Neste jogo, Eusébio marcou quatro golos, contribuindo decisivamente para a vitória de Portugal por 5-3, depois da formação portuguesa ter começado a perder por três bolas a zero.

Ao longo dos tempos, o “Pantera Negra” recebeu vários reconhecimentos, tanto a nível nacional como internacional, entre os quais se destacam os colares de Mérito Desportivo (1981) e de Honra ao Mérito Desportivo (1990).

{module Always On}

{module Pub}