O ato formal de adesão aconteceu, esta terça-feira, em Pontevedra, com assinatura do acordo de parceria pelo Presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, e o Vice-reitor do Campus de Pontevedra – Universidade de Vigo, Jorge Soto. O alargamento do ‘In Common Sports’ a Espanha já tem vindo a desenvolver-se no terreno desde o passado mês de janeiro, com a participação dos representantes da Universidade de Vigo no 4º meeting internacional do projeto que decorreu, este mês, em Budapeste (Hungria).

Atendendo aos objetivos do projeto financiado pelo Programa Erasmus+ Sport, o Município de Sanxenxo foi igualmente convidado a dar o seu contributo e, apesar de oficialmente não integrar o consórcio de parceiros, vai desenvolver várias atividades, nomeadamente as sessões de treino e as Olimpíadas Intergeracionais.

Durante a cerimónia de formalização desta parceria em Pontevedra, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, sublinhou “o reforço dos laços com uma instituição tão prestigiada como a Universidade de Vigo e a potencial criação de novos projetos entre as duas instituições, tendo em vista respostas mais inovadoras para o cidadão e para a comunidade”. Após a assinatura do documento, seguiu-se uma visita às piscinas municipais de Sanxenxo e uma receção na Escola de Turismo de Sanxenxo pelo Alcalde Telmo Martín.
Liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira (Portugal), o projeto ‘In Common Sports’ incorpora o Município de Aksakovo (Bulgária), o Município de Cesena (Itália), a cidade de Budapeste (Hungria), e a Universidade de Vigo, através da Faculdade de Ciências da Educação e do Desporto e do Município de Sanxenxo. Neste sentido, o V ‘Meeting In Common Sports’, que acontecerá, em maio, vai realizar-se em Pontevedra, assinalando esta nova adesão.

O consórcio de parceiros ‘In Common Sports’ aspira à realização de um estudo que envolve 400 participantes, e a implementação de 15 competições “Olimpíadas Intergeracionais’ com a participação mínima de 500 pessoas e o envolvimento de 80 organizações locais (IPSS’s, associações de jovens, desportivas e voluntários). A candidatura, submetida pelo Município cerveirense ao programa Erasmus+ Sport, conta com um financiamento superior a 300 mil euros.