O logótipo tem mudado, ao longo das várias décadas de existência. As letras que o acompanham, contudo, são conhecida por todos, independemente da idade. A expressão "Desporto Escolar" faz, há decadas, parte do imaginário dos estudantes portugueses e é associada a competições tão variadas quanto as modalidades nele incluídas.

Foi já depois do 25 de abril que surgiu a primeira estrutura autónoma dedicada à promoção do Desporto Escolar. Até então, a responsabilidade da organização de competições desportivas nas escolas e de encontros desportivos ficou a cargo da Mocidade Portuguesa, num contexto de população escolar reduzida, recorda o Desporto Escolar, no seu site.

 

 

Cerimónia de inauguração dos Campeonatos Nacionais Juvenis 2018 (Fonte: Canal do YouTube da DGEstE)

 

Ao longo das décadas seguintes, a marca tornou-se uma presença habitual nas escolas portuguesas. Durante o ano letivo 2013/2014, revela o Desporto Escolar, mais de 181 mil estudantes estiveram inscritos no Desporto Escolar, que se praticou "em todas as escolas do ensino público do país". Nessa altura, o Futsal foi a modalidade mais praticada.

No total, o site do Desporto Escolar elenca 44 modalidades praticadas por estudantes. Um cátalogo que prima pela variedade – nele encontramos modalidades habitualmente associadas ao recinto escolar como Futsal, Desportos Gímnicos ou Ténis de Mesa, mas também Xadrez, Esgrima ou Vela ou adições mais recentes como Goalball, Corfebol ou Softbol.

O programa estratégido do Desporto Escolar até 2025 define como prioridades "o envolvimento dos alunos em prol da sua saúde e bem-estar, com relevância para o psicológico". Por outro lado, a promoção dos valores do desporto, com enfase para a "igualdade, inclusão e fair-play" é outro dos focos elencados. "Os alunos do Desporto Escolar irão contruir e assumir um compromisso que reflita valores éticos e comportamentos de fair-play no desporto", sublinha o documento.

 

O Desporto é para todos

Na definição da sua missão, o Desporto Escolar recorda o artigo 79 da Constituição da República Portuguesa (CRP): "Todos têm direito à cultura física e ao desporto". O estímulo da prática desportiva, realçam, é visto como um "meio de promoção do sucesso dos alunos" e "de estilos de vida saudáveis", bem como "de valores e princípios associados a uma cidadania ativa".

Nesse sentido, Responsabilidade, Espírito de equipa, Disciplina, Tolerância, Perseverança, Humanismo, Solidariedade ou Coragem são alguns dos valores destacados como possíveis de ser estimulados a partir da prática desportiva. Várias décadas depois do início desta atividade, conclui o DE, esta organização continua a cumprir um papel fulcral na vida escolar: "ser um instrumento privilegiado na renovação da vida da escola".