As atividades desta iniciativa de âmbito europeu que envolve 28 países surgiram a partir do convite do Comissário Europeu da Educação, Cultura, Desporto e Juventude - Tibor Navrascics.

Em Portugal, o convite foi acolhido pelo Ministro da Educação. Assim, avança o IPDJ, o objetivo passa por envolver "o maior número de estabelecimentos de ensino público e privado, dedicando um mínimo de 120 minutos de atividade física e desportiva a toda a comunidade escolar".

Este Dia Europeu do Desporto Escolar é celebrado em todo o território nacional e é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, Direção Geral de Educação, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Divisão do Desporto Escolar e Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto.

No sábado, entre as 17h00 e as 22h00, a Praça do Comércio recebe a #NoiteBeActive. Neste evento de multiactividades, que pretende ser uma celebração do Desporto, realiza-se a Corrida #BeActive (2000 participantes), a atividade ‘Dança Lisboa’ (1000 participantes) e conta com espaços de experimentação multidesportiva.

Pin It