A Associação Scalabis Night Runners Club em parceria com o Instituto Politécnico de Santarém, a cadeia de restaurantes McDonald's, a Câmara Municipal de Santarém e a Viver Santarém preconizaram este fim-de-semana, dia 16 dezembro, mais uma corrida em Santarém com trilhos e obstáculos para os participantes, à medida que percorriam as ruas da cidade.

A 4ª edição da prova Big Trail McDonald's ("Assalto a Santarém") começou com um aquecimento no Ginásio do IPSantarém – Serviços de Ação Social e dividiu-se em duas partes – num trail de corrida de sensivelmente 15 km, e numa caminhada de 6 km. Todo o percurso foi escolhido e preparado pelos Scalabis Night Runners tendo como objetivo, para além da paixão pelo running, proporcionar aos participantes uma visita à cidade de Santarém, já que o percurso decorria desde o centro histórico, às paisagens naturais, tal como a cintura do Castelo contornada pelo Rio Tejo e ainda, a passagem por outros locais reservados e prontos a serem descobertos, permitindo uma aventura diferente a quem marcou presença.

Jorge Justino, Presidente do IPSantarém, afirmou "que esta prova se revestiu da máxima importância para a comunidade do IPSantarém, bem como para a cidade de Santarém". Referiu ainda "que um evento desta categoria se deverá manter por muitos anos e que o mesmo só é possível com esta forte parceria com a Associação Scalabis Night Runners, o Município de Santarém e a McDonald's."

Pedro Maria Carvalho, Presidente da Associação Scalabis Night Runners, recordou que "a manhã foi marcada pela corrida e caminhada que se iniciaram às 10h, terminando com um almoço partilhado nas instalações do IPSantarém, onde cada participante se responsabilizou a levar géneros alimentícios de forma a repartir por todos, incentivando desta forma a cooperação e entreajuda." Afirmou ainda que "é importante que as pessoas tenham consciência da importância do desporto. Do bem que faz sair de casa, viver os espaços ao ar livre e descobrir novos locais, como a cidade de Santarém. É vital que os portugueses apostem no exercício físico e que tentem ao máximo manter-se ativos e saudáveis, não só por questões de saúde, mas também por questões mentais. Esta prova foi muito prazerosa, Santarém tem vistas fabulosas e por isso foi desafiante e recompensador conhecê-las desta forma".