Esta iniciativa ambiental merece o apoio da Fundação PT e tem por objetivo não só recolher e reaproveitar os lixos existentes nestas praias, como também sensibilizar a população para esta realidade e para a necessidade de alteração dos comportamentos habituais. Na Praia Internacional foram recolhidos mais de 250kg de plástico, acrescendo aproximadamente 1.400 unidades de cotonetes, palhinhas e tampas.

À margem do Renault Porto Pro, 2.ª etapa da principal competição nacional de Surf, a limpeza de praia contou também com a ajuda de Miguel Blanco, Francisco Alves e Nicolau von Rupp, a convite do embaixador da sustentabilidade da Liga MEO Surf, José Ferreira.

Miguel Blanco, líder do ranking para o título nacional, frisa que «cabe a nós, surfistas profissionais e que estamos diariamente em contacto com a natureza, a responsabilidade de consciencializar as pessoas no geral. A maneira como estamos a tratar o ambiente não é sustentável para as próximas gerações. Estas pequenas atitudes podem fazer a diferença, ajudando a mudar mentalidades. Esta iniciativa é de louvar e, no fundo, foi um pequeno gesto de apanhar plástico que pode produzir grandes resultados».

Depois dos 100kg recolhidos na Ericeira, reforça-se assim o eixo fundamental da consciencialização e proteção das praias e ondas de Portugal, legado que a Liga MEO Surf dá assim seguimento, perspetivando-se um impacto positivo de 1 tonelada de plástico recolhido no final das 5 etapas previstas.

A sustentabilidade ambiental da Liga MEO Surf conta com a coordenação operacional da Plastic Sun Days, em parceria com o movimento Lixo Zero Portugal e, no Porto, também com a OPO'Lab. Nesta etapa participaram mais de 180 alunos, professores, pais e demais voluntários, incluindo-se o envolvimento da Escola EPROMAT - Escola Edmundo Ferreira, Escola Profissional Ruiz Costa e da CLIP - Oporto International School.