Benfica e Sp. Braga foram os primeiros protagonistas da 10ª jornada, que arrancou dia 23 de novembro, no Estádio da Luz. Sem o treinador Jorge Jesus no banco, devido a castigo, a equipa da Luz conseguiu vencer, mas não convenceu os espetadores nas bancadas.
O Benfica conseguiu dominar a posse de bola durante a primeira parte, mas foram os bracarenses a criar perigo, com um remate de Éder à trave. Benfica e Braga apresentaram um jogo pouco coeso e com alguns erros estratégicos. No entanto, foi aos 72 minutos que as águias inauguraram o marcador, pela pontaria de Matic.
Também no sábado, o líder do campeonato recebia no Estádio do Dragão, o Nacional na Madeira. Apesar do FC Porto não ter sido derrotado, o jogo frente ao Nacional não deixou contentes os adeptos azuis e brancos. Depois do empate frente ao Belenenses, na passada jornada, o Porto volta a empatar (1-1), desta vez em casa.
Curiosamente, nos encontros entre as duas equipas nunca se tinham registado empates, até agora.
Depois de um sábado pouco exibicional, em termos de qualidade de jogo, a 10ª jornada regressou no domingo com cinco jogos.
Pelas três da tarde, Rio Ave e Estoril disputavam três pontos. Apenas um ponto distanciava as duas equipas na tabela classificativa, o que criava espetativas para um agradável jogo de futebol.
Ao longo dos 90 minutos, o Estoril manteve a competitividade, conseguindo vencer a equipa comandada por Nuno Espírito Santo, por duas bolas a zero.
Durante a tarde de domingo, o Vitória de Setúbal entrava em campo para receber o Arouca. Foi aos 34 minutos que os sadinos inauguraram o marcador. Apesar da expulsão de Rúben Vezo, o Vitória de Setúbal conseguiu manter a vantagem no marcador até ao apito final.
A equipa comandada por José Couceiro soma assim o sétimo jogo sem perder, em todas as competições.
Já na Madeira, foi dia de festa com a vitória por 3-2, do Marítimo frente ao Gil Vicente. O Marítimo conseguiu travar a série de cinco derrotas consecutivas no campeonato e somou três pontos, abandonando assim a zona de despromoção.
Antes de cair a noite, o Paços de Ferreira disputava três pontos com o Belenenses. A equipa do Restelo entrou melhor no jogo e com um futebol mais tático foi capaz de dominar a equipa da casa no meio-campo.
Contudo, o resultado ficou decido aos 27 minutos com o golo de Fernando Neto, que deu a vitória ao Paços de Ferreira.
Para finalizar os encontros futebolísticos de domingo, o Sporting Clube de Portugal visitou o Vitória de Guimarães. A equipa da casa começou o jogo com uma bola ao poste e um remate que quase surpreendeu o guarda-redes leonino Rui Patrício. As equipas foram para o intervalo sem golos. Apesar do Guimarães não ter quebrado o ritmo, na segunda parte, os leões de Leonardo Jardim entraram com mais ambição na procura do golo.
O tempo para marcar golos parecia esgotar-se, até que no último minuto do tempo regulamentar (90’), o Sporting consegue fazer o golo. Os leões estão agora em igualdade com o Benfica e a um ponto do primeiro classificado.
Para terminar esta jornada, faltavam apenas duas equipas disputarem os pontos em jogo. Na segunda-feira (25 de novembro), o Olhanense recebeu a Académica. A “Briosa” de Coimbra foi até ao Algarve com apenas 8 pontos na tabela classificativa.
O resultado ficou decidido logo nos primeiros minutos de jogo, com Magique a estrear-se no marcador aos 18 minutos. A Académica soma assim três pontos e abandona a última posição da tabela.
Tabela classificativa:
{module Pub}