A medalha de ouro conquistada pela Académica, foi conquistada no Mladost Tennis Center (Zagreb), onde as atletas portuguesas venceram por 2-0, em partidas, a equipa da Universidade de Mainz (Alemanha).

Ana Luísa Carvalho, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Bárbara Luz Medeiros, da Faculdade de Direito e Cláudia Gaspar da Faculdade de Economia foram as vencedoras de todos os encontros durante a fase de grupos até à final. Esta foi a primeira equipa portuguesa a alcançar o primeiro lugar no maior evento desportivo universitário da Europa.

Também Ana Madureira da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro se sagrou vice-campeã europeia universitária de Karaté Kumite.

Já em Rugby 7's a equipa masculina da Universidade de Lisboa ganhou a prata, enquanto a equipa feminina da Universidade do Porto subiu ao último lugar do pódio, com a equipa feminina.

A representação portuguesa nestes 3.º Jogos Europeus Universitários conta com 14 instituições de Ensino Superior, 19 clubes, 20 equipas, 320 atletas em 19 modalidades, 99 oficiais, 7 árbitros e ainda 18 voluntários.

Os EUG acontecem de dois em dois, sendo que esta edição decorre entre 15 a 25 de julho, em Zagreb e Rijeka (Croácia) e conta com mais de 4000 participantes. Os Jogos abrangem mais de 21 desportos, sendo que também integra competições para alunos com deficiência.

Podes consultar todos os resultados aqui.

{module 105}

{module 181}