À semelhança das edições anteriores, o mote da campanha continua a ser #BEACTIVE, como incentivo a cada um para estar ativo durante a "semana" e permanecer ativo durante todo o ano.

A Semana Europeia do Desporto realiza-se de 23 a 30 de setembro, e vai percorrer o Território Luso de Norte a Sul, com várias ações realizadas desde Melgaço até Quarteira.

Esta iniciativa europeia, resulta das conclusões para a promoção do desporto, da atividade física e do bem-estar e tem por finalidade promover a prática da atividade física regular e de estilos de vida saudável, combater os comportamentos sedentários por forma a contribuir para a redução das mortes e da perda da esperança de vida, eliminar ou, pelo menos, reduzir o sofrimento humano.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) é a entidade nacional que promove e organiza em Portugal, este grande acontecimento, que pelo segundo ano consecutivo tem o Alto Patrocínio do Presidente da República.

O IPDJ, em conjunto com entidades públicas e privadas, com especial ênfase no movimento associativo desportivo, disponibilizam um vasto programa de iniciativas que acontecerão por todo o país e que permitirão para além da sensibilização à prática da atividade física, valorizar o desporto em outras dimensões, designadamente a económica e social.

Na edição anterior (2017), a nível Europeu, registaram-se mais de 35.000 eventos, envolvendo 32 Países e a participação ativa de mais de 14 Milhões de Pessoas. Em Portugal foram realizadas mais de 1.000 atividades de Norte a Sul do País, incluindo, pela primeira vez, os Açores e a Madeira. Com atividades em mais de 50 municípios, estima-se que participaram mais de 500.000 portugueses na iniciativa.

Em 2018 espera-se que os números sejam superados, envolvendo cada vez mais portugueses na iniciativa e no caminho de uma vida mais ativa e saudável. Tendo em conta esse objetivo, estão preparadas inúmeras atividades, como o Dia Aberto dos Ginásios, Maratona de Bikes (600 bicicletas estáticas no Padrão dos Descobrimentos, em Belém), Hora #BeActive (Ações em Braga e no Jamor), Desporto nos Municípios, Dia Europeu do Desporto Escolar, Noite #BeActive, entre muitas outras. (Programa no Press-Kit em anexo).

Esta edição conta com 9 Embaixadores a nível nacional: Rosa Mota, Carlos Lopes, Nuno Delgado, Patrícia Matos, Fernando Pimenta, Naíde Gomes, Jorge Pina, Rui Silva e Ercília Machado.