O Spikeball tem a vantagem de poder ser jogado em jardins ou em qualquer espaço indoor de média dimensão. Trata-se de uma combinação de ténis com voleibol de praia, tendo por base uma bola saltitante (maior que uma bola de ténis mas mais pequena que uma de andebol) e uma rede-trampolim circular, colocada ao centro como se fosse uma mesa. A génese deste desporto remonta a 1989, quando foi criado pelo cartoonista e desenhador de brinquedos Jeff Knurek, com a designação de Roundnet.

Em 1995, caiu no esquecimento, para só voltar a dar que falar em 2008, na sequência de uma ideia empreendedora apresentada no célebre programa norte-americano Shark Tank pelo CEO da empresa Spikeball Inc, a fabricante do equipamento, razão pela qual também é conhecido por esse nome.

 

Melhores jogadas de Spikeball em 2017 (Fonte: Canal do YouTube de Spikeball)

 

De acordo com a 20bet, hoje, goza de grande popularidade além-fronteiras, com destaque para o Brasil, inspirando campeonatos e torneios para delícia de mais de quatro milhões de adeptos.

Devido a esta popularidade, já estão disponíveis no mercado internacional versões aumentadas (com rede para 6 em vez de 4 jogadores) e profissionais (o kit é 33% mais resistente, com esquemas de cores invertidos, bolas com textura, joelheiras, bomba para encher a bola e mochila para guardar tudo). Sim, o negócio rende. Este desporto tem ainda a vantagem de poder ser praticado por jogadores de qualquer género ou faixa etária.

Por cá, o jogo é promovido pela Portugal Roundnet em cuja página do Facebook  poderás encontrar informações sobre treinos, jogos, torneios, bem como outros eventos de interesse para os praticantes. Por lá, há ainda noticias e curiosidades, tais como vídeos, tops de jogadas e lançamentos de novos produtos relacionados com a prática de Spikeball.


Como se joga?

 

Vídeo que resume as lições básicas de Spikeball

 

#1 Duas equipas de duas pessoas lançam a bola num trampolim redondo colocado a meio. O jogador que serve deve estar a cerca de 1,80 metros de distância da rede.

#2 Um dos jogadores serve a bola, de modo a esta fazer ricochete na rede. A equipa adversária tem um máximo de 3 toques entre os seus dois jogadores para, fazendo bater a bola na rede, devolver a bola à equipa contrária, que ganha um ponto caso tal não aconteça. Se a bola bater no chão, na armação à volta da rede ou duas vezes seguidas na rede também vale um ponto para a equipa contrária.

#3 Não há limites de espaço, distância e circulação: o jogo é feito nos 360° da rede. Normalmente, termina quando uma das equipas atinge 21 pontos.

Spikeball. Put the ball in the net