FE – Praticaste atletismo e futebol mas escolheste o judo. Porquê?
Telma Monteiro (TM) - Escolhi o Judo numa fase em que senti que precisava de um novo desafio. O facto de ser uma modalidade que se praticava perto de casa e da minha irmã também já praticar acabou por ser um incentivo. Assim que comecei a praticar mais regularmente, tornou-se uma paixão.
FE – O que mais te fascina no judo?
TM – O que mais me fascina é a filosofia do judo, que por si só é uma mais-valia que se reflete na nossa maneira de estar. Como o próprio nome indica “JU” (via) e “DO” (da suavidade) traduzindo do japonês, o judo (“via da suavidade”) procura utilizar a força do adversário para aplicarmos os nossos golpes e conseguirmos a projeção. Um combate é um desafio constante em que temos de antecipar as ações do adversário mas ao mesmo tempo tomar decisões em frações de segundos e trabalhar uma estratégia para aplicarmos as nossas técnicas. É complexo e exige muita concentração.
FE – Com que idade começaste a competir?
TM – Comecei a competir aos 14 anos, com a mesma idade com que comecei no Judo.
FE – Como te preparas para um torneio?
TM – A minha preparação passa por realizar treino físico no ginásio três vezes por semana, treino técnico duas a três vezes por semana e treino de judo com luta todos os dias. Além disso, tenho acompanhamento psicológico, descanso e alimento-me sempre bem. Para recuperar melhor vou ao massagista duas vezes por semana. Tudo isto é um trabalho contínuo que me ajuda a estar em forma nas competições.
“O que mais me fascina é a filosofia do judo, que por si só é uma mais-valia que se reflete na nossa maneira de estar.”
FE – Com as competições em que participaste tiveste a oportunidade de viajar muito. Qual foi, até agora, a tua melhor experiência?
TM – É difícil escolher um destino só, mas um dos países que mais gosto de visitar e dos que viajo mais para estágios é o Japão.
FE – Além do judo, ingressaste no ensino superior, mais precisamente na Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa, porém acabaste por te licenciar na Universidade Lusófona. Houve algum motivo em especial para a mudança?
TM – Não houve nenhum motivo em especial, como atleta do Sport Lisboa e Benfica tinha uma bolsa para estudar na Universidade Lusófona. Ofereciam-me uma estrutura de curso que me permitia conciliar os treinos com os estudos. Fui muito bem recebida, e tive a sorte de conhecer bons colegas e professores.
FE – Como foi conciliar a faculdade com o judo?
TM – Nem sempre foi fácil porque tinha menos tempo para descansar entre os treinos. Conciliar aulas de manhã e de tarde com os treinos bi-diários todos os dias foi bastante difícil, mas tudo foi uma questão de estabelecer prioridades e organização. Fiz opções, mas terminar o curso foi algo que sempre tive em mente, não prejudicando a minha carreira de atleta.
FE – Qual é o segredo para o sucesso?
TM – Não penso que exista um grande segredo. Trabalho, humildade, ambição são alguns fatores que contribuem para o sucesso. No fundo, é uma questão de compromisso. Cada um deve dar o melhor que tem em busca daquilo que seja o seu objetivo. Tudo fica mais fácil de alcançar quando damos tudo de nós.
FE – Gostarias de combater com algum judoca que ainda não tiveste oportunidade? Porquê?
TM – Não há ninguém em especial com quem gostasse de lutar. Tenho lutado com as melhores do mundo e esses são sempre os combates que mais gosto de realizar.
FE – Qual a tua principal referência no judo?
TM – Tenho várias referências no Judo mas não há maior referência para um judoca que o próprio fundador do Judo, Jigoro Kano.
Os títulos da Telma:
Vice-Campeã Mundial (2007, 2009, 2010)
Medalha de Bronze no Campeonato Mundial de 2005
Medalhas em Campeonatos da Europa Seniores: 4 de Ouro,
4 de Bronze e 1 medalha de Prata
Vencedora do Masters e Grand Slam de Paris
Três participações nos Jogos Olímpicos (2004, 2008 e 2012)
{module Always On}
{module Pub}