“Fiquei bastante surpreendida com o prémio, não estava nada à espera de vencê-lo”, começou por admitir Yolanda Sequeira, que recebeu o prémio após ter alcançado o 2.º lugar na mais recente da Liga MEO Surf, o Algarve Allianz Pro. “Ir ao Havai vai ser uma experiência incrível, mal posso esperar. É uma honra receber este prémio. Espero ir para o Havai e conseguir mostrar e evoluir o meu surf, graças a esta oportunidade que me estão a proporcionar”, vincou a surfista algarvia de 21 anos.
Além do triunfante percurso dentro de portas, Yolanda Sequeira também conseguiu começar a deixar a sua marca no plano internacional, alcançando no ano passado a primeira final da sua carreira no circuito mundial de qualificação (Qualifying Series da World Surf League). Um resultado que a ajudou a atacar a entrada no top 100 mundial feminino, onde ocupa atualmente o 80.º posto.
Tiago Pires destaca a evolução a olhos vistos da surfista algarvia como fator decisivo na atribuição do prémio. “Estamos a falar de uma rapariga com uma garra e determinação fora do normal e tem provado isso nas últimas provas. Quando o mar sobe, por exemplo, ela está sempre mais preparada e mais motivada psicologicamente que todas as outras competidoras e até que muitos dos competidores masculinos. Achamos que esta determinação e garra justificam a decisão de lhe atribuir o prémio e sabemos que o vai aproveitar melhor que ninguém. Com isto esperamos tentar impulsionar ainda mais a carreira da Yolanda, para que ela consiga atingir os objetivos pessoais”, explica “Saca”.
O Tiago Pires Award by ANSurfistas é uma distinção anual que vai na oitava edição e distingue surfistas nacionais pelo seu potencial, ajudando a projetá-los globalmente com vista à promover mais e melhores aspirações nas competições internacionais. O surfista eleito como vencedor surge como resultado de uma decisão partilhada entre a Associação Nacional de Surfistas e Tiago Pires, primeiro surfista português a competir na elite do Surf mundial durante 7 temporadas seguidas.