Em 2013, após uma peça muito divertida que todos adoraram, a atriz Maddie Pearce aceitou gentilmente dar uma pequena entrevista à animadora da Forum Estudante nesta escola.

Animadora FE (AFE): Para aqueles que ainda não conhecem a English Theatre Company, pode falar-nos um pouco sobre quem são?

Maddie Pearce (MP): A ETC - English Theatre Company é uma companhia de teatro inglesa que proporciona espectáculos dirigidos a estudantes de Inglês como língua estrangeira e por vezes também a adultos. Foi criada por Michael Harry em 1988. A partir daí começou a crescer e a ter mais peças a cada ano.

AFE: O vosso slogan é “Aprender Inglês através do teatro”. Como funciona este projeto?

MP: Nós viajamos pela Europa e representamos quatro peças originais, com níveis diferentes de dificuldade linguística, por ano. A primeira peça destina-se a crianças entre os 7 e os 8 anos e a última adequa-se dos 16 aos 18 anos ou mais, e os níveis de dificuldade adaptam-se a cada grupo de idades. São comédias, por isso os alunos podem divertir-se ao mesmo tempo que aprendem Inglês.

AFE: Quantos atores formam esta companhia?

MP: Por cada ano há seis, umas vezes são novos, outras vezes são atores que regressam. Este é o meu segundo ano na ETC, a maior parte de nós está cá por dois anos e depois entram novos atores.

AFE: Quando vão a uma escola, o que é que os estudantes podem esperar?

MP: Bem, podem contar com uma boa gargalhada (assim esperamos), divertir-se e interagir connosco. Tentamos fazer com que se sentam envolvidos, chamamos pessoas ao palco, pomo-los a falar Inglês ou simplesmente a ouvi-lo, para que no fim da peça eles se apercebam que afinal sabem mais Inglês do que pensavam que sabiam.

AFE: Que tipo de reacções costumam ver?

MP: Por todos os sítios onde passamos costumamos ter um feedback muito bom, mas especialmente em Portugal! Somos sempre muito bem recebidos por cá, são um país muito acolhedor.

AFE: De certeza que já aconteceram momentos engraçados durante um espetáculo…

MP: Sim, ainda hoje de manhã eu estava prestes a representar a cena final, do beijo, e uma rapariga gritou “Não! Ele é meu! ” então eu beijei-o e respondi-lhe “Não. Ele é meu.” (risos). Também já tivemos morcegos a voar durante o espetáculo, um pouco de tudo… É isso que o torna divertido.

AFE: Vocês viajam por muitos países. Qual é a melhor parte de andar em digressão?

MP: Temos a oportunidade de viajar, conhecer imensos sítios de pequenas localidades a grandes cidades… A minha parte favorita é apanhar sol, nós não temos muito lá em Inglaterra ultimamente (risos).

AFE: Há algum país em que gostem muito de visitar?

MP: Portugal!

AFE: Se pudesse escolher QUALQUER lugar no mundo para atuar, qual seria?

MP: Qualquer lugar? Provavelmente escolhia um sítio muito quente como as Caraíbas… não que eles alguma vez vão precisar de uma companhia de teatro inglesa… bem, nunca se sabe.

AFE: O que é melhor: representar e promover a língua Inglesa ou viajar por tantos lugares?

MP: Representar, sem dúvida, é um sonho tornado realidade. A melhor parte deste trabalho é que somos pagos não só para viajar, mas também para fazer algo de que realmente gostamos profissionalmente.

AFE: Algum conselho para aqueles que têm um sonho?

MP: Trabalhem, trabalhem e trabalhem. Se tiverem uma verdadeira paixão por algo, vão atrás disso, arrisquem, façam tudo o que puderem para consegui-lo, não deixem que nada vos pare.

Se estiverem interessados em receber a ETC na vossa escola ou saber mais informações visitem o site http://www.englishtheatrecompany.com/

A big thank you to ETC English Theatre Company, particularly to Maddie Pearce.

Joana Freitas, Animadora Forum Estudante na Escola Secundária de Mirandela

{module Always On}
{module Pub}