O que é para ti a Europa? Quais os benefícios da União Europeia? Que papel desempenha cada cidadão em prol do europeísmo? Estas são algumas das questões às quais crianças e jovens de Vila Nova de Cerveira, com idades entre os 7 e 29 anos, estão a ser desafiadas a responder através da escrita, do desenho, da fotografia ou de clip vídeo. Trata-se do Concurso “Eu sou Europeu” dinamizado no âmbito do projeto “European Future Is Our Future”, e do qual o município cerveirense é o único parceiro português.

Com o intuito de "fomentar a inclusão e a cidadania europeia e estimular a reflexão sobre o futuro da Europa", a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem sido um parceiro ativo em vários projetos europeus, propondo-se a transmitir e partilhar o conceito de europeísmo junto das novas gerações, com recurso a uma estratégia participada, interativa e competitiva, contemplando os vencedores. Deste modo, a autarquia cerveirense está a apresentar, em contexto escolar, o concurso “Eu Sou Europeu”, promovido no âmbito do projeto “European Future Is Our Future - EFOF”, enquadrado no programa Europa para os Cidadãos - Rede de Cidades. Pela sua essência, o concurso tem um âmbito europeu, no qual os participantes cerveirenses concorrem com colegas afetos aos países que compõem o consórcio, nomeadamente o Município de Dalgopol (Bulgária) - na qualidade de coordenador -, o Município de Aksakovo (Bulgária), o Município de Osilo (Itália), o Município de Nova Gorica (Eslóvenia) e uma organização da Sociedade Civil Bio Network (Bulgária).

“Eu sou Europeu” visa a apresentação de trabalhos nas categorias da escrita, desenho, fotografia e clip de vídeo, sendo divididas em três categorias etárias: dos 7 aos 13 anos (candidaturas só para escrita e desenho); dos 14 aos 20 anos; e dos 21 aos 29 anos. Como forma de reconhecimento pela atitude participativa, serão atribuídos prémios a nível internacional e nacional. O primeiro prémio do concurso a nível internacional, em cada categoria e em cada escalão etário (exceto dos 7 aos 13 anos), é uma viagem a uma das cidades parceiras do projeto “EFOF”; e o primeiro lugar no escalão dos 7 aos 13 anos recebe um tablet. O Município de Vila Nova de Cerveira atribuirá ainda um primeiro prémio, em cada categoria e em cada escalão etário, especificamente um kit de artes para o 1.º lugar no escalão dos 7 aos 13 anos, e um telemóvel para o 1º lugar no escalão dos 14 aos 21 anos.

As candidaturas só serão admitidas se acompanhadas da respetiva ficha de inscrição devidamente assinada, sendo obrigatório o consentimento dos pais ou encarregados de educação quando a participação envolva crianças e jovens menores de 18 anos de idade. O prazo final para entrega dos trabalhos é o dia 31 de maio de 2020.

Estas sessões de apresentação do concurso junto da comunidade educativa têm sido complementadas com uma ação de sensibilização intitulada “À Descoberta da Europa”, protagonizada pelo Centro de Informação Europe Direct do Minho, na pessoa do Dr. José Ricardo Sousa. Várias turmas do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira ficaram a conhecer um dos principais instrumentos de que a União Europeia dispõe para informar os cidadãos europeus sobre a União Europeia, em particular sobre os direitos dos cidadãos da União Europeia e as prioridades da União Europeia – o CIED Minho.