O projeto “EPA Bus”, apresentado por alunos da Escola Profissional de Almada, foi o vencedor deste ano do ONcontrol, concurso promovido pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS).

Na cerimónia final de apresentação dos melhores projetos, que decorreu no último dia 19 de julho, os jovens finalistas do curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando impressionaram o júri com o protótipo de um autocarro inteligente, inovador e amigo do ambiente, completamente elétrico e conduzido automaticamente.

Segundo explica a sinopse do projeto vencedor, o “EPA Bus” é um autocarro “que se conduz através de um conjunto de sensores, todos conectados à plataforma Arduino, que é responsável pelo tratamento dos dados e por ditar as funções” ao veículo.

O segundo lugar da competição coube, por seu turno, aos alunos do curso técnico de Eletróncia e Telecomunicações da ATEC – Academia de Formação, que propuseram uma solução integrada em cadeiras auto para bebés que pretende facilitar a tarefa dos cuidadores sempre que estes se encontrem a transportar crianças. A “Smart Baby Chair” tem a capacidade de medir a temperatura da criança, avaliar a sua agitação física e aferir a proximidade de quem é responsável pela sua segurança.

Recorde-se que o concurso ONcontrol parte de um desafio anual, lançado pela ESTSetúbal/IPS às escolas do ensino secundário e profissional do distrito de Setúbal, para o desenvolvimento de sistemas de controlo baseados na tecnologia Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrónica. O seu objetivo é promover o espírito crítico, empreendedor e criativo junto dos mais jovens e, simultaneamente, reforçar a ligação do IPS com o ensino secundário e profissional.