A Lisbon Maker Faire não é apenas um evento de makers para makers, é uma mostra indicada para todas as idades. Entre os projectos que serão mostrados destacam-se o Mirmex, um projecto de design de formigários para que seja possível observar a dinâmica interna de um formigueiro, o projeto FAZ com as tuas mãos de Mariana Costa e Silva, que tem como ideia base, a produção de peças artesanais com utilidade, e ainda o projeto Kraut Kontrol que lança um convite a todos os participantes para explorarem a coleção de geradores, efeitos e ferramentas de som feitos pelo próprio maker, entre muitos outros.

A entrada para a Maker Faire é gratuita mas é necessário efectuar o registo na eventbrite. No caso das visitas de estudo existe também a possibilidade de bilhete de grupo com indicação da hora de chegada e do número de visitantes, registando apenas os responsáveis pelo grupo.

A Maker Faire Lisboa, que decorre no Campus de Benfica do IPL, está integrada nas atividades desenvolvidas no âmbito da participação do Politécnico de Lisboa na plataforma DDMP — Distributed design Market Platform.

A Maker Faire é um movimento global de Eventos de Show&Tell (Mostra e Conta) onde se juntam uma série de entusiastas do Saber, Ensinar e Gostar de Fazer – Os Makers. Assim, Makers, Professores, Designers, Fazedores, Geeks, Hackers, Tinkerers, Empreendedores, Entusiastas, Bricoleurs, e outros entusiastas encontram na Maker Faire um momento de confluência de vontades e entusiasmo. É um evento inclusivo, heterogéneo, festivo e global.

Durante 3 anos, entre 2014 e 2017, uma equipa do SAPO, depois da Bright Pixel , a Ciência Viva e uma vasto conjunto de voluntários e amigos, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e uma mão cheia de patrocinadores, organizaram a Lisbon Maker Faire no Pavilhão do Conhecimento. Cabe agora à equipa do Fab Lab Benfica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa encabeçar esta tarefa e promover esta reunião de Makers e Comunidade.

Pin It