Já arrancou a 4ª edição do ECOTROPHELIA Portugal – iniciativa promovida pela PortugalFoods e que dá aos jovens universitários a oportunidade de elevar o seu espírito empreendedor e de desenvolver as suas ideias, criando produtos alimentares inovadores e sustentáveis. As candidaturas estão abertas e decorrem online, até 13 de abril.

A maior competição europeia de eco-inovação alimentar contempla várias etapas, desde o conceito, a formulação, a produção e o packaging, até aos planos de marketing, de negócio e de vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial. A edição de 2019 mobilizou mais de 100 professores e investigadores e mais de 250 estudantes de mais de 25 instituições de ensino. A iniciativa, que visa dinamizar e modernizar o setor agroalimentar com produtos eco-inovadores que possam fazer a diferença neste ecossistema – que é já um dos que mais contribui para a economia nacional – destaca-se, também, por permitir aos estudantes trabalhar em conjunto com especialistas em tecnologia alimentar e por consciencializar para uma melhor utilização de matérias-primas ou para um processo mais ecológico para redução do desperdício e do impacto ambiental. Possibilita, também, uma aproximação à indústria agroalimentar e ao tecido empresarial.

Depois de submetidas as candidaturas, segue-se a fase de avaliação e a escolha dos 10 finalistas. O grande vencedor será conhecido a 26 de maio, na Casa do Vinho Verde, no Porto. O projeto receberá um prémio monetário no valor de 2.000 euros e, ainda, apoio para aprimorar o seu produto, isto além da oportunidade de representar Portugal no ECOTROPHELIA Europe, iniciativa que conta com 20 edições e em que participam mais 16 países europeus. 

Roadshow pelos caminhos de Portugal

Para dar a conhecer o prémio e ter um primeiro contacto com os jovens empreendedores, a PortugalFoods visita, durante os próximos meses, algumas instituições de Ensino Superior do país. O roadshow arrancou a 27 de novembro, na Universidade do Minho, no âmbito das XXII Jornadas de Engenharia Biológica, e já passou, entre outras, pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, um dos parceiros da competição. SUBSTITUIR ISTO PELA/s PALAVRA/s CHAVE